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As turmas 9B e 10G desenvolveram, nas suas aulas de Cidadania, diversas atividades relacionadas com os domínios Instituições e Participação Democrática e Direitos Humanos. Entre elas, e em colaboração com o projeto "Participação Democrática dos Jovens", dinamizado pelo PCE, na sua estratégia de conhecimento do nosso território educativo, os jovens do 9B e do 10G prepararam um conjunto de questões que tiveram como objetivo o conhecimento das instituições e de algumas competências do poder local.

No dia 4 de janeiro, os estudantes das referidas turmas foram conhecer a Junta de Freguesia da sua escola, assim como o novo presidente, Nelson Ramos. A receber-nos, a D. Helena Quinta, secretária do executivo, sempre disponível para proporcionar um agradável acolhimento. O presidente cumprimentou pessoalmente cada um dos estudantes e disponibilizou-se para responder às suas questões sobre as competências da Junta e sobre as características do poder local. As duas turmas colocaram um conjunto de interessantes perguntas que foram prontamente respondidas por estes dois membros do atual executivo.

Esta foi uma atividade em que os nossos futuros cidadãos ficaram a conhecer melhor os seus direitos de participação democrática!

 

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a companhia de teatro Estúdio Fontenova apresentou a sua performance na ESA.

O espetáculo, "Noves Fora, Grades Dentro", integrado no Festival de Teatro do Seixal, abordou o tema das prisões, a partir da leitura de cartas de mulheres presas, mas alargou a reflexão a prisões mentais e comportamentais e, com um acutilante paralelo ao mundo em que vivemos, a prisões criadas em conflitos e momentos de guerra, como aconteceu em locais como Sarajevo, Srebrenica e Beirute.
"A edição de 2023 sublinha o papel da arte dramática na construção da democracia, enquanto espaço de reflexão sobre a nossa identidade íntima e coletiva.", nas palavras do senhor presidente da Câmara Municipal do Seixal, que nos honrou com a sua presença, acompanhando as turmas 8B, 9D e 10A que assistiram à performance, acompanhados pelos seus professores. Os jovens estudantes da ESA tiveram um comportamento exemplar e colocaram várias e interessantes questões aos atores, no período final de debate.

O espetáculo foi também apresentado às 21h30 para os alunos do ensino noturno, tendo sido recolhidas apreciações e impressões muito positivas. Para além do inesperado tema, vingou o facto de a maior parte dos alunos ter sentido de forma muito pessoal e marcante, por ser estreante, o contacto com esta forma de arte. Assim, os testemunhos foram marcados pela surpresa sentida com a atuação dos atores e sua proximidade, bem como com a combinação da música, do texto, e das pedrinhas envolvidas em papel que eram cartas, como se fossem a prova da eficácia da estratégia das prisioneiras.
A oportunidade da reflexão e questionamento dos valores sociais e dos seus próprios valores e conceitos foi, desta vez, trazida pelo teatro. Afinal, o que é uma gaiola? Afinal, o que promove a prisão?

Esta foi uma iniciativa do Projeto Cultural de Escola, promovida pelo departamento de cultura da Câmara Municipal do Seixal.