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BLOCO A - 1º andar - SALA A1.24
Contacto: Susana Salvador | susana.salvador@esec-amora.pt
O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR
O psicólogo escolar atua ao nível da prevenção e da promoção de competências, desenvolvendo a sua atividade em três domínios de intervenção, complementares entre si:
1. Apoio psicológico e psicopedagógico
Recorre a um conjunto diversificado de atividades, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do seu percurso escolar.
Efetua a intervenção direta com os alunos mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com docentes na organização de respostas educativas diferenciadas e de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
2. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa
Desenvolve um conjunto de atividades, visando mobilizar os diversos agentes educativos (docentes, pais e encarregados de educação, ...), as entidades e os serviços da comunidade, com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
3. Orientação escolar e profissional
Propõe a realização de atividades que capacitam os alunos:
a) Na identificação das suas capacidades, competências e interesses, apoiando a tomada de decisão ao nível da educação, da formação e do emprego;
b) A gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
Orientações para o Trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas
(Direção Geral de Educação - DGE, 2018)