Leitura de rótulos alimentares

 

Nos dias 24 e 26 de janeiro de 2023, no Auditório da ESA, para as turmas,  1.ºTC/TG, 10.ºC, 10.ºE, 10.ºG, 11.ºD, 2.ºTC/ TG, 3.ºTAS, 3.ºTT, 1.ºTGPSI, 1.ºTT, 10.ºA, 10.ºB, 10.ºD1, 10.ºF, 2.ºTAE, 2.ºTAS e 2.º TGPSI, acompanhadas pelos professores, Mário Martins, Elsa Gomes, Paulo Abreu, Filipa Deodato, Ilda Costa, Fátima Lopes, Lúcia Mendonça, Luís Valério, José Maia, Sandra Farto, Luís Crespo, Estela Oliveira, Ana Paula Fernandes, António Libreiro, Ana Moreira, Fernando Martins, Joana Correia, Sérgio Galvão e Augusto Ganhão, realizou-se uma ação de sensibilização sobre leitura de rótulos alimentares, dinamizada pelo Dr. José Marques da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração da Dra. Rute Marques da Câmara Municipal do Seixal.

Nesta sessão pretendeu-se conhecer a informação contida nos rótulos das embalagens alimentares, saber fazer escolhas assertivas na hora de comprar e promover estilos de vida saudáveis para minimizar o cancro em Portugal. Os participantes conheceram e, os que quiseram, receberam o descodificador de rótulos para sólidos e líquidos esclarecendo as suas dúvidas.

 

Bullying

 

Na tarde do dia 19 de janeiro de 2023, no Auditório da ESA, para as turmas, 1.ºTC/1.º TG, 1.ºTT, 11.ºB, 2.ºTAE, 2.ºTG e 3.ºTAE, acompanhadas pelos professores, Edna Guerreiro, Nuno Araújo, Joaquina Correia, Ana Lúcia Oliveira, Ana Moreira, Fernando Martins, Ana Paula Martins, Miguel Oliveira, Elsa Gomes e Ilda Costa, realizou-se uma ação de sensibilização, de prevenção e combate ao Bullying, dinamizada pela Equipa da Escola Segura, nomeadamente Agente Costa e Agente Guerreiro da PSP, com a colaboração da Enf. Inês Duarte e do Assistente Social, João Silva. Esta sessão ajudou os alunos a estar atentos à problemática do bullying e constituiu uma oportunidade  para aprofundarem conhecimentos e desenvolverem  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face aos comportamentos de bullying.

imagem: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

 

Provas de recuperação de módulos em atraso

 

CURSOS PROFISSIONAIS

ÉPOCA DE FEVEREIRO 2023

 

Consulta o CALENDÁRIO

Consulta as MATRIZES

 

 

3ª edição do Projeto de Voluntariado EPIS/CTT

 

"Os CTT – Correios de Portugal lançaram o 3º ano da 3ª edição do Projeto de Voluntariado EPIS/CTT, promovido pela EPIS - Empresários para a Inclusão Social, em que mentores/as e explicadoras voluntários/as apoiam jovens em risco de insucesso escolar.

O lançamento decorreu na passada terça-feira, dia 10 de janeiro, entre as 10h30 e as 12h45 na Escola Secundária da Amora, no Concelho do Seixal, mentores/as, explicadoras e respetivos alunos/as encontraram-se pela primeira vez para iniciar um percurso conjunto. Este último ano da 3º edição conta com 11 mentores/as e duas explicadoras. Durante o encontro foi apresentado o Programa aos Voluntários/as CTT, alunos/as e Encarregados de Educação presentes e foi feito o respetivo emparelhamento dos/as envolvidos/as."

in https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/ctt-relancam-projeto-de-voluntariado-com-a-epis-para-jovens-em-risco-de-insucesso-escolar

LER NOTÍCIA COMPLETA

 

 

Concurso "JOGOS FLORAIS"

 

Consulta o regulamento AQUI

 

Ação de sensibilização, de prevenção e combate às Drogas

 

 

 

Na tarde do dia 6 de janeiro de 2023, no Auditório da ESA, para as turmas 10.ºA, 10.ºB, 10.ºC, 10.ºD1/D2, 10.ºH e 11.ºA, acompanhadas pelos professores Estela Oliveira, Teresa Matos, Simão Cadete, Isabel Albuquerque, Celeste Facote, Vanda Caio, Rui Laureano, Paulo Abreu, Tânia Ferreira, Carlos Araújo, Fátima Lopes e António Libreiro, realizou-se uma ação de sensibilização, de prevenção e combate às Drogas, dinamizada pela Equipa da Escola Segura, nomeadamente Agente Costa e Agente Vagarinho da PSP, com a colaboração da Enf. Inês Duarte.

Esta sessão ajudou os alunos a saberem identificar as drogas lícitas e ilícitas, nomeadamente o álcool, o tabaco e a canábis entre outras; forneceu conhecimentos e capacidades necessárias para lidarem com o risco associado ao consumo de Substâncias Psicoativas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD); contribuiu para o reforço das competências que permitam evitar as drogas e a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nesta sessão os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

Violência Doméstica e de Género nas turmas 7B, 7C e 9D

 

Nos dias 20 e 21 de dezembro de 2022, em sala de aula, para as turmas 7.ºB, 7.ºC e 9.ºD, acompanhadas pelos professores, Luís Félix, M.ª do Céu Capelo e João Palaio, realizaram-se ações de sensibilização de prevenção e combate à Violência Doméstica e de Género dinamizadas pela Equipa de Apoio à Vítima, nomeadamente Enf. Inês Duarte, Agentes Vitor Hugo e Guilhermina Abreu da PSP, pelo Assistente Social do ESAssiste, João Silva e pela Técnica de Apoio à Vítima-Criar-T, Daniela Carvas.

Estas sessões ajudaram os alunos a saberem identificar todas as formas de violência e a mobilizarem-se perante situações de violência; contribuíram para o reforço das competências que permitam quebrar o ciclo de violência e para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nestas sessões os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

ANO LETIVO 2022/23

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno