Emoções - ação de sensibilização

 

Na manhã do dia 2 de dezembro de 2022, a turma do 2.º TAS, acompanhados pela professora M.ª Antónia Ferreira, realizou na sala de aula, uma ação de sensibilização sobre Emoções dinamizada pela professora Lígia Sequeira.

Esta sessão ajudou os participantes a saberem identificar as suas próprias emoções; contribuiu para a reflexão da importância das emoções nos diferentes contextos de vida (família, escola, amigos e sociedade) e a desenvolver capacidades de gestão das emoções para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas.

 

Dia Mundial da Ciência

 

No dia 24 de novembro, o Clube de Ciência Viva comemorou a efeméride – Dia Mundial da Ciência, com a colaboração dos professores Ana Paula Fernandes, Paulo Abreu e Rui Laureano, com a presença das turmas 10ºA e 10ºB (Ciências e Tecnologias), 10ºG e 10ºF (Línguas e Humanidades), 1ºTAS (1º Ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde) e 2ºTAS (2º Ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde), onde foram abordados as temáticas: "Um Microcosmos entre Vidros" ; "Preparar o Aquário – Ciclagem"; "Astronomia".

O Clube Ciência Viva agradece a participação voluntária dos professores acima mencionados.

 

Ação de Sensibilização "Violência no Namoro"

 

 

Na manhã do dia 17 de novembro de 2022, no Auditório da ESA, para todas as turmas de 8.º ano, acompanhadas pelos professores Cláudia Menino, Joaquim Queijinho, Albertina Morgado, João Palaio, Carlos Araújo, Fátima Beicinha, Lina Bizarro e Kezia Sales, realizou-se uma ação de sensibilização de prevenção e combate à Violência no Namoro dinamizada pela Equipa de Apoio à Vítima, nomeadamente Enf. Inês Duarte, Chefe Luís Rodrigues e Agente Elisabete Sousa da PSP, pelo Assistente Social do ESAssiste, João Silva e pela Técnica da Estrutura de APAV-Criar-T, Daniela Carvas.

Esta sessão ajudou os alunos a saberem identificar todas as formas de violência e a mobilizarem-se perante situações de violência; contribuiu para o reforço das competências que permitam quebrar o ciclo de violência e para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nesta sessão os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

Resultados eleição AE 2022/23

 

 

Glória aos vencedores. Honra aos vencidos.

 

Visita de Estudo - Bordalo II

 

 

A turma 10ºH do Curso de Artes do Ensino Regular deslocou-se na tarde de 10 de novembro à exposição “Evilution solo show” de Bordalo II, patente no Eduhub em Lisboa: https://www.bordaloii.com/news/evilution-solo-show

Esta visita foi promovida pelo professor de Cidadania e Desenvolvimento, Luís Félix, e nela tomou parte também o professor de História da Cultura e das Artes, António Espírito Santo.

Os alunos visitaram com interesse e agrado todo o espaço expositivo, contatando com as diversas obras expostas e assistiram aos vídeos exibidos, em especial a obra “Rewild”.

 

Apresentação do livro: “PESSOA, UMA BIOGRAFIA”

 

 

No âmbito da comemoração do 20º aniversário da Casa do Educador do Seixal (Instituição Particular de Solidariedade Social), foi convidado por esta entidade o conceituado escritor e tradutor da obra de Fernando Pessoa, o americano de nascimento, mas naturalizado como português, Richard Zenith, o qual participou na cerimónia que visava a apresentação da sua mais recente obra intitulada “Pessoa – Uma Biografia”.

A sessão teve lugar no Auditório da Unisseixal, no passado dia 4 de novembro pelas 15 horas, nas suas novas instalações no Fogueteiro. Ao longo da atividade, e mediante questões postas pelo Presidente da Casa do Educador (Prof. Jaime Ribeiro), este especialista da obra pessoana abordou temas relativos à prosa, poesia e vida deste nosso grande poeta do Século XX.

Assim, todo o público presente no Auditório teve o privilégio de ver comentadas questões relacionadas com a pluralidade de vozes que constituem o “EU” de Pessoa, um mundo interior feito de complexidade sempre renovada.

O Centro Qualifica foi convidado e esteve presente nesta sessão, na qual obteve o autógrafo do biógrafo. Do todo, o CQ realça os comentários tecidos relativamente à riqueza heteronímica, a Ophélia (única namorada na vida do poeta), bem como ao singular Livro do Desassossego (do seu semi-heterónimo Bernardo Soares), sem poder deixar de salientar a calma, segura, esclarecedora e afável presença do orador-autor.

São, pois, dados os nossos Parabéns: que sejam bem-vindos os anos de vida futura desta instituição e que sejam bem acolhidas iniciativas tais, cujo valor cultural é assegurado pelo mérito inegável do convidado presente, a par da plateia atenta, cujas interessantes e variadas questões enriqueceram o diálogo!

 

ANO LETIVO 2022/23

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno

 

CONCURSOS