Visita de Estudo ao Parlamento Europeu

 

 

Alunos e professores do Ensino Noturno partiram hoje da ESA em direção ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite da Eurodeputada do Partido Comunista Português, Sandra Pereira.

De entre os diversos objetivos, destacamos:

  • identificar as diferentes instituições da UE e as respetivas funções;
  • conhecer o funcionamento do Parlamento Europeu;
  • refletir sobre o papel das instituições europeias no âmbito da UE;
  • valorizar e preservar o património europeu;
  • desenvolver o espírito de observação;
  • promover o espírito de grupo, da autonomia e do sentido de responsabilidade;
  • promover a relações interpessoais e interturmas.

A viagem vai decorrer de autocarro, com paragens em Irun, Bruxelas e Paris, estando o regresso à ESA previsto para o dia 19 de abril.

 

OBRIGADA, 25 DE ABRIL!

https://read.bookcreator.com/ufvoQ0dhf1de8nOrjFdbRpEoCyD3/rOAG98iTRBuaM4doRzPACA/rjnVDi0PSmOGLVkkJRAktw

Trabalho realizado pelos formandos da turma 2B3, no âmbito da área de Cidadania e Empregabilidade, fruto da reflexão sobre o impacto do 25 de Abril nas suas vidas.

 

Procedimento Concursal Técnico Especializado

 

Nos termos do Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro e demais legislação aplicável, torna-se público a abertura do procedimento concursal para seleção e recrutamento de 1 (um) técnico especializado para o exercício de funções de TORVC – Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Centro Qualifica.

Consulte o AVISO DE ABERTURA
Consulte o REGULAMENTO

 

Provas Ensino Secundário Recorrente/RNP

 

6 A 9 DE MAIO 2024

Consulte o CALENDÁRIO (atualizado em 09.04)

Consulte as MATRIZES

 

 

NOTÍCIAS DA BANDA

 

O ano letivo 2023-2024 tem-nos proporcionado diversas atuações do nosso grupo de jovens músicos.

Na despedida do ano anterior, a Banda da ESA, na sua formação de 2022-2023, animou a Entrega dos Diplomas, com um reportório escolhido para relembrar os seus melhores momentos.

Seguiu-se, em dezembro, na inauguração de «Silenciados — A censura durante 48 anos de fascismo», a interpretação de músicas de abril, retomadas na abertura do colóquio com Adelino Gomes e Luísa Teotónio Pereira, cantando as canções, de José Afonso, Venham Mais Cinco e Grândola Vila Morena, acompanhados pelo nosso recém formado grupo de percussão.

No dia dos namorados, a nossa banda, nesse dia a Banda do Amor, interpretou um conjunto de músicas selecionadas para os jovens apaixonados pela vida.

E, claro, a sua interpretação das músicas de abril, foram uma forte presença na festa de inauguração das comemorações do 25 de abril na ESA, como podemos ver no blogue ESA Cidadania.

No dia 4 de março pudemos ouvir duas músicas do seu reportório na palestra da URAP, "Histórias da Resistência".

A culminar as suas apresentações, a Banda da ESA foi convidada para atuar no concerto de Comemorações dos 50 anos do 25 de abril e do Março Jovem, na Atalaia, no dia 23 de março.

Fantástico espetáculo em que tocaram e encantaram com cinco músicas, marcando as comemorações de abril com O que faz falta, de Zeca Afonso e Liberdade, de Sérgio Godinho. No final apresentaram a sua versão de Grândola, Vila Morena.

Parabéns e agradecimentos para Elda Miguel, Érica Correia, Lara Portugal, Laura Sampaio, Leonor Lourenço, Mafalda Cardoso, Manuela António, Pedro Morais, Rafael Kinkela, Riquelme Silva e Yeva Tarasova. E o nosso convidado, antigo aluno da ESA, João Figueiras.

 

 

 

Sons do Mundo: percussão e cavaquinho

 

Integrado nos debates do Orçamento Participativo 2024, assistimos, no intervalo das 10 horas do dia 14 de março, a uma breve atuação do nosso recém-formado grupo de percussão.

Os impulsionadores desta atividade, Gabriel Campos e Alexandre Ribeiro, contam com o apoio de encarregados de educação e de alguns músicos que ensinam os menos experientes.

Todas as quartas-feiras às 15.15h há workshops de percussão para os estudantes da ESA.

 

Crioulo, língua da minha casa, língua do meu país

 

Realizou-se no dia 13 de março a oficina Crioulo, língua da minha casa, língua do meu país que teve como objetivo a valorização da cultura das minorias.

A atividade contou com a presença da turma 7E da escola Paulo da Gama, a convite dos organizadores, jovens das turmas 10E e 10G.

Alguns alunos e alunas das turmas 10E e 10G prepararam em conjunto esta oficina: leram textos em crioulo de Cabo Verde e selecionaram uma música de Elida Almeida, cantada em crioulo, para mostrarem a importância da sua língua. Também contamos com uma aluna do 7E que leu um excerto do Principezinho, um livro traduzido em muitas línguas, entre elas o crioulo.

A língua não é apenas um meio de comunicação, mas também é a expressão da identidade coletiva, transmite valores, conhecimentos e tradições de geração em geração. Quando uma língua é proibida ou ameaçada de extinção, toda uma forma de vida e de compreensão do mundo está em risco.

O crioulo era proibido pelo sistema colonial português.

O crioulo é a língua em que muitos estudantes da ESA se expressam em casa e/ou se expressavam no seu país.

O crioulo é "a língua franca da amizade e do sentido de pertença", nas palavras de defensores da sua prática, como de pode ler em Mensagem de Lisboa, jornal onde se escrevem notícias em crioulo e onde os nossos alunos pesquisaram.

Para completar a oficina, recebemos dois convidados que vieram conversar com os estudantes sobre línguas minoritárias: Ana Lorenzo Garrido (Centro Europe Direct, Área Metropolitana de Lisboa) e Paulo Correia (ex-funcionário da UE que se dedica ao estudo das línguas).

Mostraram aos presentes a viagem das palavras entre os continentes e também evidenciaram a importância das "pequenas línguas" e o desaparecimento de muitas.

Por último, podemos ver e ouvir a leitura de textos, de alunos e alunas de escolas que se situam na fronteira portuguesa e onde se falam línguas minoritárias, como o barranquenho.

Agradecemos aos nossos convidados as informações que nos trouxeram.

 

Programa Dove Eu Confiante

 

Desenvolvimento da autoestima corporal em contexto escolar

2TC/TG