Devolução Manuais Escolares 2021/22

 

Informamos que os Manuais Escolares do presente ano letivo de 2021/22 deverão ser devolvidos no Pavilhão B – exterior da sala B0.05 (janelas), entre os dias 7 e 20 de julho, de acordo com o seguinte CALENDÁRIO/HORÁRIO.

 

Secretaria - Horário durante interrupção letiva

 

A Secretaria da Escola Secundária de Amora informa que estaremos encerrados no período noturno, a partir de 1 de julho de 2022.
Continuaremos disponíveis em horário normal de atendimento, das 09H30 às 16H30.

Em nome dos Serviços Administrativos resta-me desejar a todos umas boas e revigorantes férias de verão.

Sandra Santos
Coordenadora Técnica

Devolução Kits Digitais

 

Consulte AQUI os prazos e condições para devolução dos Kits Digitais (portátil, carregadores, hotspot, cartão SIM, mochila e auto de entrega).

 

Informação ASE 2022/23

 

Consulte AQUI os pré-requisitos, procedimentos e prazos de candidatura para os AUXÍLIOS ECONÓMICOS e BOLSAS DE MÉRITO (alunos com o escalão A e B).

 

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz

 

O Clube de Ciência Viva na Escola "Espalhar Ciência e Criatividade" iniciou a sua atividade com a visita de estudo ao CCV de Estremoz no passado dia 03 de junho. As turmas 7º A e 9º B, organizadas em grupos, visitaram as exposições temporárias e permanentes, com grande interatividade, orientadas para a sustentabilidade ambiental, a história geológica do planeta e o aprofundamento da tabela periódica. A visita à pedreira suscitou a curiosidade dos alunos, que aprenderam como o mármore é extraído da natureza, a maquinaria utilizada e os procedimentos de segurança no trabalho.

O convívio entre professores e alunos e o conhecimento trazido pelos alunos é aqui recordado pelos seus testemunhos:

"Tivemos a oportunidade de ir a uma pedreira de mármore e recolher amostras de mármore; que trouxemos para casa e para a escola";

"Aprendemos que dos mármores que são retirados de uma pedreira com cerca de 70 m de profundidade, apenas cerca de 10% são aproveitados e exportados para países como o Dubai";

"Os 80% dos mármores que não são aproveitados são empilhados em escombreiras que não podem passar a altura do ponto mais alto da cidade mais próxima, que nesse caso é o castelo de Estremoz";

"A visita de estudo foi muito diversificada pois incidiu em vários temas: simulação de uma atividade vulcânica; simulação do registo de ondas sísmica com a participação da turma e professores; simulador da deriva dos continentes onde confirmamos que o oceano Atlântico está a expandir-se (desde a abertura do Centro de Ciência viva já cresceu cerca de 24 cm o que vai levar daqui a muitos milhões de anos à formação de uma nova Pangeia e à inundação de grande parte do território nacional";

"Vimos uma réplica de um T-Rex e ficamos a saber que ao contrário da informação do filme Jurassic, esta espécie não eram predadores; viam mal e por isso eram sobretudo necrófagos, ou seja alimentavam-se sobretudo de corpos mortos ou quase mortos";

"Tiramos fotos, dentro de uma mandíbula de um megadonte".

 

Jazz vai às escolas

 

A terceira, e última, sessão do "Jazz vai às escolas" realizou-se no auditório da ESA, à semelhança das duas sessões anteriores.
A atividade, que decorreu nos meses de abril e maio, resultou da parceria entre o Projeto Cultural de Escola e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Seixal.

As duas turmas presentes, 10H e 11H, ouviram sons característicos do Jazz pela mão de dois músicos convidados, um no contrabaixo e outro no saxofone.
Os jovens observaram os dois instrumentos, compreenderam as suas particularidades e perceberam como o som de cada um contribui para a música das jazz band.
A sessão foi acompanhada por um vídeo sobre a história do Jazz.

A última sessão foi uma sessão especial!
Contou com músicos da banda da ESA que acompanharam, de improviso, os dois convidados.
Foi um momento inesquecível para todos!
A Isabella improvisou na voz, o Miguel Correia acompanhou nas teclas, o João Figueiras e o Vinícius na guitarra.

No público contámos com a presença do senhor vereador da Cultura e Juventude, Paulo Silva, e da responsável pelo projeto, Dr.ª Carla Morais.
Queremos repetir no próximo ano!

 

Sessão de Saúde Mental

 

 

Na manhã do dia 1 de junho 2022, no Auditório da ESA, os alunos das turmas 7C, 7D, 8C, 9D, 9E, 10C, 11B, 11E 12D1/D2 e 12F, acompanhados pelos professores Teresa Matos, Ana Sebastião, Paula Charneca, Emília Ribeiro, Fernanda Vieira, Maria José Monteiro e Sandra Margarido, e pela intérprete gestual Isa Carvalho, participaram numa sessão de Saúde Mental, dinamizada pela Associação de Estudantes com a colaboração da jovem Beatriz Gonçalves da Escola Sebastião da Gama (Setúbal).
Esta sessão permitiu aos alunos refletirem, partilharem experiências e esclarecerem algumas dúvidas sobre a anorexia e a depressão.

 

Scroll to top