Saúde Oral - Projeto de Promoção e Educação para a Saúde

 

 

Na manhã do dia 11 de janeiro 2022, no Auditório da ESA e nas salas de aula dos alunos das turmas 8A, 8B e 8C realizaram-se sessões de formação sobre Saúde Oral com a participação dos professores Filipa Deodato e Rui Falcato, dinamizadas pela Dra. Zita Avó, Gestora Local do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e pelo estagiário em Medicina Interna no ACES Almada Seixal, Miguel Silva.
Esta sessão de educação para a saúde oral permitiu a cada um identificar as principais doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais e as formas de prevenção, bem como, conhecer o método eficaz de escovagem e utilização do fio dentário para melhorar os níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida.

 

ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE - Regime não presencial

 

CALENDÁRIO DE PROVAS DE AVALIAÇÃO

Época de janeiro de 2022

 

Alteração de prazo de inscrição para provas de recuperação - Cursos Profissionais - AL 2021/22

 

Informamos que, em virtude da alteração do calendário escolar, o último dia para a inscrição das Provas de Recuperação dos Cursos Profissionais passa a ser 14 de janeiro (sexta-feira).

 

 

Alunos(as) da ESA recebem Bolsa Social da EPIS

 

 

PELO MÉRITO ACADÉMICO NO FINAL DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE A NÍVEL NACIONAL (TODAS AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS) e apoiada pelo PROGRAMA VINCI PARA A CIDADANIA (ANA - AEROPORTOS DE PORTUGAL | VINCI AIRPORTS / VINCI ENERGIES), foi premiada uma das alunas da nossa escola. Parabéns!


- Inês Monção de Brito, do concelho do Seixal, que terminou o 9.º ano de escolaridade com média 5,00 e está a frequentar o 10.º ano de Ciências e Tecnologias.


Apoiado pela Fundação Amélia de Mello, foi premiado outro aluno da nossa escola. Parabéns!


- Mohamed Rassul Dias, do concelho do Seixal, que terminou o 9.º ano de escolaridade com média 4,30 e está a frequentar o 10.º ano de Ciências Socioeconómicas.


Apoiados pela FERTAGUS, foram premiados mais 2 alunos que estão a frequentar a ESA. Parabéns!


- Gabriela Alexandra Valente Monteiro, do concelho do Seixal, que terminou o 9.º ano de escolaridade com média 4,61 e está a frequentar o 10.º ano de Ciências e Tecnologias.
- Eric Rafael Martins de Oliveira, do concelho do Seixal, que terminou o 9.º ano de escolaridade com média 4,23 e está a frequentar o 10.º ano de Ciências e Tecnologias.

 

Consulte a página oficial

Descarregue o pdf "Cadernos Bolsas Sociais EPIS 2021"

 

"Violência no Namoro" - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

 

No dia 25 de novembro 2021, pelas 14h30, no Auditório da ESA e em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, Escola Segura, UCC - Seixal e Associação de solidariedade CRIAR-T, realizou-se uma atividade intitulada "Violência no Namoro", assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Dinamizaram a sessão o Vereador da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social da CMS - Dr. Paulo Silva, o chefe Ezequiel Fernandes da Escola Segura, a técnica do Apoio à vítima - Daniela Carvas e da ACES Almada Seixal - UCC Saúde - a enfermeira da ESA - Inês Duarte e a enfermeira Cláudia Guerreiro.

Participaram na atividade as professoras Sandra Margarido e Maria do Céu Rocha com os alunos das turmas do 10.º E e 10.º F. Esta sessão permitiu a cada um identificar a violência dirigida aos outros e ao próprio, perceber como adotar uma cultura de respeito, bem como, desenvolver valores de cidadania muito importantes na prevenção da violência nas relações com os outros.

 

Visita a Lisboa - 12º A, B e C - 23.11.2021

 

Esta terça-feira, dia 23 de novembro, as turmas do 12ºA, B e C foram "passear" a Lisboa. De manhã, visitámos o Museu de História Natural e Ciência, e, à tarde, deu-se a vez à Fundação Saramago (ou Casa dos Bicos).
Durante a nossa visita ao museu, pudemos ver e apreciar as diversas exposições que nos foram apresentadas no mesmo; exposições sobre minerais, ilustração científica, biologia, física e principalmente, matemática ou, mais concretamente, jogos tradicionais matemáticos. As exposições exibidas eram bastante interativas, o que cativou o interesse de todos nós alunos e nos permitiu divertir enquanto também aprendíamos coisas novas!
Quando as barrigas deram horas, fomos almoçar no Parque Eduardo VII e aproveitar para conviver, explorar os arredores e, claro, tirar fotos! As memórias são sempre importantes!
À tardinha, seguimos para a Fundação Saramago, onde ficámos a conhecer melhor a vida de José Saramago e as suas conquistas, enquanto um autor português intemporal. No final, pudemos experienciar um poema do mesmo, interpretado e recitado num vídeo muito comovente! Acho que ninguém esperava que a escrita de Saramago fosse tão impactante.
Toda esta experiência foi incrível! O ambiente durante a viagem de autocarro foi sempre animado e cheio de entusiasmo e, no final do dia, quando estávamos a regressar à nossa "humilde terrinha", ainda tivemos direito a ver as maravilhosas luzes de Natal lisboetas! Também ficámos a conhecer talentos perdidos na viagem de volta a casa, mas isso é história para outra altura!

Beatriz Direitinho - 12º A

ANO LETIVO 2021/22

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno


 MATRÍCULAS


 PRÉ-INSCRIÇÕES

Scroll to top