Informação horário secretaria

 

Informa-se que os serviços administrativos da ESA estarão encerrados no período noturno, a partir do dia 15 de julho de 2024.
Para qualquer assunto continuaremos disponíveis no horário de atendimento das 09h30 às 16h30.

 

Devolução de manuais 2023/2024

 

Pavilhão B – exterior, janelas

 

 ALUNOS QUE REALIZAM EXAMES DA 2ª FASE 

24 / 25 de julho, no seguinte HORÁRIO

...

Descarregar CALENDÁRIO (pdf)

Manuais Adotados 2024/25

 

Ensino Básico, Ensino Secundário regular (CCH) e Ensino Profissional

 

 Descarregar LISTA 

 

Nota: Os alunos  inscritos em  Educação Moral e Religiosa Católica e no Ensino Secundário Recorrente (ensino noturno) devem aguardar instruções dos professores antes de adquirirem os manuais.

 

Informação Ação Social Escolar (ASE)

 

Auxílios Económicos
e
Bolsas de Mérito para os alunos com o escalão A ou B

Ano Letivo 2024/25

Consulte condições, documentos necessários e prazos de entrega

 

Projeto de Literacia Financeira para o 1.º ano do ensino básico

 

 

Através de uma atividade lúdico didática, que se traduziu numa simulação de um supermercado (cujo planeamento das atividades e execução de materiais foram inteiramente criados pelos alunos do 1.º TAE, com a colaboração da professora Florbela Ribeiro) foi possível desenvolver, na manhã do dia 31 de maio, algumas competências básicas nos alunos do 1.º ano do AEPEL, designadamente, compreender a diferença entre necessidades e desejos, relacionar rendimentos/despesas e compreender a importância da poupança.

Ler mais...

Festa de Finalistas UEE/UEAM 2023/2024

 

Na noite de 14 de junho, celebrou-se a Festa de Finalistas da UEE/UEAM.
Uma noite simplesmente incrível e para sempre memorável, quer para os nossos alunos, quer para todos nós!

 

 

Ser professor é isto: tocar vidas para sempre e deixar-nos ser tocados pelas vidas dos nossos alunos!

Esta noite foi o culminar de anos de caminho juntos, onde tanto ensinámos como aprendemos com os nossos alunos! Engana-se quem pensa que ser professor é uma tarefa unidirecional; muito pelo contrário; ensinam-nos e dão-nos muito mais os nossos alunos a nós, que nós a eles e, por essa razão, obrigada por tudo o que nos dão todos os dias!

Ler mais...

13.ª edição do Concurso Imagem em Movimento

 

Cerimónia de entrega de prémios - 27 de maio

 

Na sequência da participação da nossa escola na 13.ª edição do Concurso Imagem em Movimento, após reunião do júri da Câmara Municipal do Seixal para avaliação dos vídeos, foram premiados cinco dos vídeos submetidos a concurso:

 

1º lugar

Vídeo: "Violência no namoro - Sofrimento silencioso" | Aluna: Sara Silva | Turma: 12º E

 

Com Dra. Liliana Cunha - Pelouro da Cultura, Juventude, Desenvolvimento Social e Saúde da CMS

Ler mais...

Procedimento Concursal - Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

 

Nos termos do Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro e demais legislação aplicável, torna-se público a abertura do procedimento concursal para seleção e recrutamento de 1 (um) técnico especializado para o exercício de funções de TORVC – Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Centro Qualifica.

Horário n.º 71 / 35 horas

AVISO DE ABERTURA | REGULAMENTO

 

CONFERÊNCIA | 15 de maio

 

Contributo da EDUCAÇÃO FINANCEIRA na promoção de uma cidadania responsável

 

Pelas 20 horas do dia 15 de maio realizou-se, no auditório da ESA, uma conferência subordinada ao título "Contributo da EDUCAÇÃO FINANCEIRA na promoção de uma cidadania responsável".

Começaram por ser apresentados os resultados de um inquérito por questionário realizado, a 17 de outubro de 2023, pelos alunos do 1.º ano do curso profissional de técnico de comércio.

O inquérito teve como universo os alunos do ensino básico e do 10.º ano (regular e profissional) da ESA e visava apurar os conhecimentos de literacia financeira, definindo eventuais estratégias de ação que permitam melhorar a literacia financeira dos alunos da ESA.

Foram inquiridos 86 alunos (7.º, 8.º 9.º e 10.º anos), num universo de 681 alunos, o que corresponde a 12,63% de inquiridos.

Ler mais...

Grupo de Teatro En(cena)

 

O grupo de teatro En(cena) apresentou o seu espetáculo final no dia 29 de maio, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense.
Esta atuação enquadrou-se na 26ª Mostra de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal do Seixal, através do projeto Apre(e)nder o Teatro.

En(cena) é um coletivo de jovens que, em conjunto, decide sobre todas as fases que compõem uma representação teatral.
Capacitar os jovens, permitindo-lhes adquirir ferramentas de ação e intervenção tem sido um dos objetivos do PCE, projeto dinamizador do grupo.

O espetáculo baseou-se num excerto da obra de José Saramago, "O ano da morte de Ricardo Reis", aceitando a sugestão dos professores de português da ESA.
O grupo En(cena) quis enquadrar-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril e, por isso, escolheu o excerto em que a PIDE interroga Ricardo Reis.
A partir daí os jovens atores juntaram uma criação própria sobre a Liberdade.
A finalizar o espetáculo, a contribuição do grupo de percussão da ESA foi fundamental para cantar Liberdade, integrando projetos diferentes da nossa escola.

En(cena) é composto por Luna Coutinho do 8B, Afonso Susini, Daniel Rodrigues e Luana Afonso do 9D, Rafaela Vital do 10A e Ana José do 10H.
O grupo de música contou com as cantoras Lara Portugal do 8C, Manuela Afonso do 12D, os músicos Alexandre Rodrigues do 12B, Liviston Silva do 9B e os convidados João Figueiras e Diego Cardoso.

No dia 7 de junho, o grupo En(cena) partilhou a história com os seus colegas da ESA, representando no Auditório a peça que estreou na SFOA.
Os músicos voltaram a atuar com os atores, celebrando a Liberdade.
Nas luzes e som o nosso querido assistente operacional, Nuno Cruz.

 

Visita de estudo às Grutas de Mira de Aire

 

 

No dia 22 de maio, as turmas do 7º ano, acompanhados pelos professores, Adolfo Torres, Ana Cartaxo, Sandra Correia e Valquíria Morschheiter, realizaram uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire, localizadas no Distrito de Leiria. Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com Geografia e Físico-Química, bem como com os projetos Ciência Viva na Escola e Eco-Escolas. Através de uma visita guiada ao interior daquelas grutas calcárias, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o contexto geológico e geomorfológico da região de Mira de Aire. No final do percurso, visitaram uma exposição de minerais na qual puderam admirar uma coleção de rochas, minerais, gemas e fósseis, que se intitula “Riquezas Naturais do Mundo".