Comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica
AGRADECIMENTO AOS PARTICIPANTES
ESA no IPS
Os alunos do 10ºA visitaram o Instituto Politécnico de Setúbal com o objetivo de explorar algumas de muitas carreiras que poderão seguir no futuro.
No passado dia 21 de novembro, a Escola Superior de Tecnologia do IPS acolheu os alunos da turma 10ºA para divulgação de alguns dos cursos que poderão seguir na ESTS, como Mecânica, Biomédica e algumas engenharias de computação.
No laboratório de Biomédica, foi demonstrado como eram realizados alguns testes de calibre de próteses biónicas com recurso a máquinas de ensaio de fadiga ou de ensaio de tração. O material utilizado na prótese é testado, sendo esticado até ao ponto de rutura ou sujeito a pressão e descompressão até à sua deformação. Também foi observada a impressão de uma prótese e o funcionamento de outra, tal como alguns produtos construídos com a ajuda da nanotecnologia.
No laboratório de Mecânica, os alunos começaram por perceber como trabalha toda a base de um sistema informático e o funcionamento de sistemas de programação, sendo o sistema de programação mais moderno, mecânico sem necessidade de eletricidade, o que acaba por ser mais prático. Também distinguiram as máquinas robóticas mais recentes das mais antigas, observando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como a mudança de tamanho e velocidade de arranque, etc. A apresentação terminou de forma mais prática tendo sido possível manusear um robô.
A turma teve contacto com o programa BrightStart, implementado na escola pela empresa Deloitte. Neste programa, após os anos de ensino superior, num horário que simula um horário laboral normal (09:00h às 18:00h), será possível trabalhar na empresa impulsionadora do projeto, tendo um acesso direto ao mercado de trabalho.
O fim da visita foi na oficina Lu Ban, oficina instalada com a colaboração da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin, China, e focada na robótica industrial. Aqui, a turma observou modelos, criados por alunos da escola, que representam ações em cadeias, como o posicionamento de produtos em embalagens e seu posterior transporte, e também organização, neste caso, por cores, do que seriam representações de produtos.
O dia aberto, proporcionado pelo IPS, foi importante para dar aos alunos uma nova visão mais ampla de estudos que serão necessários para trabalhos no futuro. Com a tecnologia a evoluir cada vez mais, muitos dos trabalhos relacionados com programação, robótica, mecânica e engenharias desse meio, irão ser aqueles que serão preponderantes no mercado de trabalho. Esta visita ajudou muitos daqueles que ainda não sabem o que fazer após o ensino secundário ou confirmou, aos alunos que já querem ir para estas áreas, que é aquele o curso que deverão escolher para prosseguir os estudos no ensino superior.
Texto escrito por Leonor Lourenço
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), que se celebra a 15 de novembro, é uma data de extrema relevância para a nossa escola, que se destaca como uma Escola de Referência para a Educação Bilingue. Este dia não celebra apenas a diversidade linguística, mas reforça o compromisso da nossa escola em proporcionar um ambiente inclusivo e acessível para todos os alunos, independentemente das suas necessidades linguísticas.
O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa é uma oportunidade única para destacar a importância da LGP como meio de comunicação para a nossa comunidade surda. É uma celebração que visa sensibilizar os alunos para a riqueza da linguagem gestual e promover a aceitação e compreensão das diferentes formas de comunicação.
Além disso, convidamos e incentivamos todos os alunos a participarem ativamente no Clube de Língua Gestual Portuguesa da escola. Este clube não só proporciona um espaço para aprender e praticar a LGP mas, também, promove a amizade, a empatia e a inclusão. Participar no Clube de Língua Gestual Portuguesa é uma oportunidade única para os alunos ampliarem as suas competências linguísticas, construírem relações significativas e contribuírem para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo.
Ao participar no clube, os alunos têm a oportunidade de adquirir uma nova competência, assim como, desempenhar um papel ativo na construção de uma escola mais inclusiva para todos. A língua gestual não é apenas uma ferramenta de comunicação mas, um veículo poderoso para a expressão, a compreensão e a conexão entre as pessoas.
Assim, apelamos a todos os alunos a celebrarem o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa connosco e a considerarem a participação no Clube de Língua Gestual Portuguesa da escola como uma oportunidade única para fazer a diferença, promovendo a inclusão e contribuindo para um ambiente escolar onde todos se sintam valorizados e compreendidos.
A 40ª edição do festival de teatro do Seixal no Auditório da ESA
Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a companhia de teatro Estúdio Fontenova apresentou a sua performance na ESA.
O espetáculo, "Noves Fora, Grades Dentro", integrado no Festival de Teatro do Seixal, abordou o tema das prisões, a partir da leitura de cartas de mulheres presas, mas alargou a reflexão a prisões mentais e comportamentais e, com um acutilante paralelo ao mundo em que vivemos, a prisões criadas em conflitos e momentos de guerra, como aconteceu em locais como Sarajevo, Srebrenica e Beirute.
"A edição de 2023 sublinha o papel da arte dramática na construção da democracia, enquanto espaço de reflexão sobre a nossa identidade íntima e coletiva.", nas palavras do senhor presidente da Câmara Municipal do Seixal, que nos honrou com a sua presença, acompanhando as turmas 8B, 9D e 10A que assistiram à performance, acompanhados pelos seus professores. Os jovens estudantes da ESA tiveram um comportamento exemplar e colocaram várias e interessantes questões aos atores, no período final de debate.
O espetáculo foi também apresentado às 21h30 para os alunos do ensino noturno, tendo sido recolhidas apreciações e impressões muito positivas. Para além do inesperado tema, vingou o facto de a maior parte dos alunos ter sentido de forma muito pessoal e marcante, por ser estreante, o contacto com esta forma de arte. Assim, os testemunhos foram marcados pela surpresa sentida com a atuação dos atores e sua proximidade, bem como com a combinação da música, do texto, e das pedrinhas envolvidas em papel que eram cartas, como se fossem a prova da eficácia da estratégia das prisioneiras.
A oportunidade da reflexão e questionamento dos valores sociais e dos seus próprios valores e conceitos foi, desta vez, trazida pelo teatro. Afinal, o que é uma gaiola? Afinal, o que promove a prisão?
Esta foi uma iniciativa do Projeto Cultural de Escola, promovida pelo departamento de cultura da Câmara Municipal do Seixal.