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ATIVIDADES PNA/PCE NA ESA

 

 

 

PLANO NACIONAL DAS ARTES (PNA)

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O Plano Nacional das Artes é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação “tendo em vista a necessidade de organizar, promover e implementar, de forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos”, de acordo com a Resolução de Conselho de Ministros nº 42/2019, de 21 de fevereiro.

No Eixo C do PNA tem lugar de destaque o programa Indisciplinar a Escola que propõe “a presença das artes nas escolas de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas”. Indisciplinar a Escola pressupõe uma abordagem transdisciplinar do ensino, aberto a diferentes perfis de aprendizagem, aproveitando o poder criativo e indisciplinador das artes.

O programa apresenta como primeiro propósito o reforço da identidade de cada escola “considerando o seu contexto territorial, social e cultural”. Propõe, em seguida, uma articulação entre “a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local”.

Indisciplinar a Escola pressupõe a preparação de um programa cultural de escola para a “fruição e produção cultural que integre a diversidade de manifestações e linguagens artísticas em formatos transdisciplinares”. A este programa dá-se o nome de “Projeto Cultural de Escola”.

 

 

PROJETO CULTURAL DE ESCOLA (PCE)

 

Visualizar/Descarregar o PROJETO CULTURAL DA ESA

 

Professora coordenadora do PCE: Rosa Botequilha | rosa.botequilha@esec-amora.pt

 

Ano Letivo 2023/24

 

No ano das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o PCE integra as atividades realizadas na ESA, contribuindo para a sua viabilização.

As linhas condutoras de implementação do PCE mantiveram-se e convergiram na participação e no processo, organizativo e criativo, das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, quer pelo seu lugar como membro ativo na Equipa de Coordenação, quer pelo trabalho colaborativo com a componente curricular Cidadania e Arte/Cidadania e Desenvolvimento, quer objetivamente na partilha pública da projetos e atividades.

 

 

Ano Letivo 2022/23

 

O "Projeto Educativo tem a sua primeira e última razão de ser no contributo que pretende constituir para a formação integral dos nossos alunos".

As estratégias delineadas pelo PCE assentam nas tradições culturais da nossa freguesia e do nosso concelho, expressas na revitalização artística da ESA. O reforço da identidade da escola passa pela valorização das atividades culturais que usufruídas e dinamizadas pelos estudantes os identifiquem com os nossos valores, norteados pelo Projeto Educativo. “Conhecimento, Cidadania e Inclusão, valores orientadores, cujos vértices se complementam e reciprocamente se enriquecem de sentido”.

No primeiro semestre de 2022-2023 o PCE deu continuidade aos seus princípios estruturantes, reforçando a ligação ao território de proximidade e promovendo atividades de consolidação do percurso iniciado no ano letivo anterior, percurso ramificado para um mesmo fim: aproximar os jovens às linguagens artísticas, nas suas múltiplas facetas e manifestações.
"É hoje uma certeza comprovada cientificamente que a Arte como expressão pessoal e cultural se apresenta como um instrumento essencial no desenvolvimento social e humanista das crianças e dos jovens, desenvolvendo a perceção e a imaginação, possibilitando a apreensão da realidade do meio envolvente, e desenvolvendo a capacidade critica e criativa, assumindo-se ainda como o instrumento por excelência para educar as emoções". (Plano Nacional das Artes, uma estratégia, um manifesto)

Criar projetos artísticos enraizados na escola, com os seus alunos, reforça o sentimento de pertencer a uma comunidade e leva a um compromisso com os valores da mesma.
A inauguração do painel “Fragmentos Inacabados” constituiu um excelente ponto de partida do PCE no presente ano letivo: a colocação dos painéis resulta num processo contínuo de construção a partir do trabalho dos alunos e resulta, ainda, de uma parceria artística com a associação local L1B.

A articulação com outros projetos da ESA tornou possível os ATES Criativos, uma medida proposta pelo PNA, de forma a criar instrumentos e estratégias que contribuam para a inclusão dos alunos com Apoio Tutorial Específico. O PCE dinamizou atividades diversificadas para estes alunos, as quais levaram à vivência de uma abordagem diferenciada de temas, conteúdos e questões desenvolvidos fora da sala de aula, designadamente nas áreas da poesia, teatro, música, ambiente, ciência, literacia mediática, neurociência, conceito de PLEA.

Da estreita ligação entre o PCE e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento acontece o projeto Participação Democrática, dinamizado por jovens do 12º ano.

Neste ano letivo, destaca-se a formação do grupo de Teatro da ESA, pensado desde o início do PCE, de acordo com tradição artística local, uma vez que o teatro constituiu uma forte presença, quer no passado da nossa escola quer no nosso concelho.

Inaugura-se O Ano do Teatro, ou, melhor dizendo, o primeiro dos semestres do teatro. Iniciamos, em fevereiro, três projetos distintos de artes performativas.

O primeiro, o Artista Residente (AR), remonta ao primeiro ano do PCE e esteve na sua origem, no encontro entre a associação Animateatro e a ESA. Em novembro de 2020 esta associação submeteu a candidatura a AR na nossa escola.
O nosso AR é a Animateatro que se posiciona, culturalmente, como um grupo cuja expressão artística tem eco nas diversas manifestações da Freguesia de Amora e na própria ESA. É a associação nossa vizinha, é o grupo de artes performativas do nosso território.
O AR constitui uma das premissas do programa Indisciplinar a Escola (Eixo C, programa I, do PNA).
“O AR não é um docente, é um artista (ou um coletivo de artistas) que coadjuva as equipas docentes e os alunos nas suas atividades, que apoiará a elaboração e execução do PCE e de atividades artísticas dentro e fora da escola.” (PNA "Orientação para a elaboração do Projeto Cultural de Escola")
O AR terá um papel fundamental no apoio e no desenvolvimento dos projetos artísticos dos alunos, apoiando as suas iniciativas, coadjuvando os coordenadores e docentes de Cidadania e de outras disciplinas, quando solicitado.

O segundo projeto surge da parceria do PCE com o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Seixal e integra-se na candidatura PRR "Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da AML". A associação Sete Anos vai desenvolver oficinas artísticas com jovens da ESA e, indo ao encontro dos objetivos do PCE, promover o desenvolvimento de competências sociais, através da criação artística. Conta com o trabalho interdisciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Português, Português Língua Não Materna e Apoio Tutorial Específico. É executado em parceria com a Escola Secundária Manuel Cargaleiro.

O terceiro projeto resulta da parceria promovida pelo PCE junto do Integr(ar)te, projeto apoiado pela Fundação Gulbenkian e que se sustenta nas artes cénicas do Teatro do Oprimido. Para a viabilização desta atividade é condição que o grupo tenha jovens de diferentes nacionalidades. Os alunos serão acompanhados por uma formadora do Integr(ar)te, que começa o seu trabalho a partir da herança familiar de cada um dos participantes.
Para além destes projetos, estão permanentemente em destaque as parcerias realizadas e a realizar, no nosso território, em particular no campo da música, assim como a valorização do património natural, cultural, material e imaterial e todas as atividades que daqui decorrem.
As oportunidades de trabalho cooperativo e informal dentro do espaço escolar, promovem benefícios sociais, funcionam como uma oportunidade para o estabelecimento de amizades e permitem aos jovens estudantes a identificação com um grupo, de uma forma mais madura e independente do que é possível nas aulas, prevenindo comportamentos de risco.

 

 

 

Ano Letivo 2021/22

 

Aprovadas em Conselho Pedagógico, as estratégias para o Projeto Cultural da ESA foram delineadas visando o conhecimento do nosso território educativo, do património natural e cultural, material e imaterial, das tradições, artistas e personalidades da nossa freguesia e do nosso concelho.

Da tradição cultural da freguesia e da Escola Secundária de Amora emergiram duas áreas particulares a desenvolver, a música e o teatro, uma vez que constituíram uma forte presença artística, quer no passado da nossa escola quer no nosso concelho.

A valorização da escola enquanto espaço de fruição cultural e artística é crucial para o reforço da identidade da ESA. O PCE constitui um programa interventivo baseado em experiências pedagógicas, o qual visa o reforço da identidade individual, bem como do perfil escolar e territorial, a partir não só do conhecimento do território de proximidade, mas também através da expressão livre de índole artística.

Assim, a linha-mestre do presente projeto assenta na revitalização artística da escola, a partir de atividades, realizadas pelos nossos alunos e toda a comunidade escolar, organizadas em parceria com instituições locais de diferente tipo de natureza e grau de grandeza, contribuindo para “fortalecer, imprimir coerência e relevância à relação Escola-Comunidade”.

A participação e envolvimento nas diferentes e diversificadas atividades programadas para o arranque do ano letivo (como constitui exemplo as visitas de estudo programadas para outubro e novembro – navegar no bote de fragata e conhecer a Fábrica da Pólvora, entre outras) é ponto de partida para muitas mais atividades, associadas às ideias e impressões retidas dessa experiência, intitulada “Sair para Entrar”.

“É fundamental articular essas saídas com conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, mostrando o caráter transdisciplinar das artes e do património”.

 

 

Ano Letivo 2020/21

 

O Projeto Cultural da ESA inicia-se num ano muito particular (2020/21).

Devido à situação pandémica, este é um ano de adaptação a uma realidade que nos condiciona a uma mobilidade muito reduzida e que condiciona todas as atividades conjuntas e presenciais, não só no exterior como dentro do espaço escolar.

Mas é também por isso uma oportunidade para refletir sobre as possibilidades e a importância de um projeto cultural na nossa escola.

É o ano apropriado para lançar as sementes, com vista ao reforço do papel das artes na escola – tentando, mais tarde, propiciar aos alunos vivências de diferentes expressões artísticas e, simultaneamente, tentar criar uma estratégia cultural da escola.

O nosso “Ano Zero”, o ano em que se implementam as estruturas básicas de funcionamento para o acesso e participação da ESA “na fruição das artes e da produção cultural” (PNA), ao mesmo tempo que se discute a temática do projeto cultural e as suas linhas de atuação no futuro próximo.

A esta fase inicial de sensibilização e divulgação de um projeto que se pretende mais vasto, incisivo e inclusivo, demos o nome “ConViver com a Arte”.