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Purple Gorilla, a peça representada pelo grupo de teatro da ESA, foi um momento de descontração mas, simultaneamente, um momento de desenvolvimento da língua inglesa, através das Artes.
A sugestão para este projeto, apresentado na língua do grande dramaturgo Shakespeare, partiu da professora de Inglês Edna Guerreiro e tem o suporte organizacional do PCE.

Na manhã do dia 24 de janeiro foi a segunda apresentação de Purple Gorilla. A estreia da peça aconteceu no dia 15 de dezembro à tarde e teve como espetadores as turmas 8B, 9D, 10A e um conjunto de alunos dos ATE, acompanhados pelos seus professores. Desta vez os espetadores foram o 7B, o 9A, o 10TT, o 11TGPSI e o 12D, também acompanhados pelos seus professores. O grupo En(cena) agradece a amabilidade dos docentes que participaram, pois sem eles estas atividades não seriam possíveis.

Na leitura do poema "Walter Spaggot" tivemos a Laura Sampaio e o Daniel Fernandes.
Nas diferentes cenas da peça pudemos ver a Andreia Braga, a Rafaela Vital e a Luana Afonso.
Na poderosa voz off tivemos a Luna Coutinho.
A apresentação ficou a cargo do Afonso Maldonado.
As luzes e o som foram da responsabilidade do Eduardo Barbosa, auxiliado pelo Afonso Susini.
O grupo En(cena) é um coletivo de jovens que, em conjunto, decide sobre todas as fases que compõem uma representação teatral.
Encontram-se todas as quartas às 15h15, no 1º andar do pavilhão gimnodesportivo, e ESPERAM POR TI!

 

 

 

Realizou-se na semana passada o 5.º Congresso dos Jornalistas, no cinema S. Jorge, em Lisboa.
As escolas secundárias do Concelho do Seixal estiveram presentes, numa iniciativa da Câmara Municipal.

Dedicada aos 50 anos do 25 de abril e intitulada Portugal L!vre, a programação especial incluiu a sessão "Jornalismo, Liberdade e Democracia", com uma intervenção do presidente da Assembleia da República, seguida de debate com os jovens estudantes, quer do secundário quer das faculdades de jornalismo.

A Escola Secundária da Amora esteve representada por Afonso Maldonado, Manuela António, Marta Costa, do 12º ano, e Isabella Nunes, Letícia Marques e Tiago Simões, do 10º ano.

O nosso porta-voz, Afonso Maldonado, colocou uma questão bastante relevante que constituiu, inclusive, um tema posteriormente em discussão no próprio Congresso, neste caso, genericamente os incentivos à imprensa.

Pergunta do Afonso: de que forma o Estado pode incentivar os jovens a ter esta profissão (jornalismo) ou a estarem mais informados por meio da imprensa, sem se focarem só nas redes sociais? Está de parabéns o nosso aluno do 12º ano pela sua questão, perante um auditório de jovens e jornalistas!

 

Uma iniciativa do Jornal Escolar em parceria com o PCE

 

 

 

O nosso Artista Residente, que coadjuvou cinco projetos em 2022/23 - Cidadania e Arte (7D/8D), Cidadania e Desenvolvimento (10TAE) e Apoios Tutoriais Específicos (7º/8º), ESTÁ DE VOLTA À ESA.

A Associação Animateatro, parceira do Projeto Cultural de Escola, regressou ao trabalho com os nossos jovens.

As primeiras sessões vão ser realizadas ainda este semestre, mas o objetivo é concretizar os projetos dos alunos das turmas 8B, 9D, 10B, 10E, 3TT e ATE que pretendem, através das artes performativas, não só desenvolver os domínios de Cidadania e Cidadania e Arte, como também apresentar os seus produtos finais, enquadrados nas comemorações do 25 de abril.

Em particular, destaca-se o projeto de continuidade com o 9D - uma continuidade que o Projeto Cultural de Escola pretende avaliar, no âmbito dos estudos sobre a diminuição de riscos que as atividades artísticas e outras para além da aula proporcionam aos jovens que nelas participam. A título de exemplo, a Universidade Católica desenvolveu uma investigação acerca da contribuição dos clubes, ateliês, oficinas e demais atividades extracurriculares na formação integral dos jovens, em que destaca a relevância destes projetos.