De que se trata e qual a sua importância para a ESA?

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o advogar em favor da saúde e da construção de um bem-estar global é também responsabilidade do setor da educação. Assim sendo e dado que a Escola, enquanto organização é por excelência um dos espaços onde os jovens, individualmente ou em grupo, aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre fatores que a influenciam, surge a Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde, com o objetivo de promover a mesma e demonstrar o impacte da promoção da saúde em meio escolar.


A Escola Secundária de Amora (ESA), enquanto Escola Promotora de Saúde (EPS), desenvolveu o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES), no sentido de ajudar a criar um ambiente saudável em conhecimentos, atitudes e valores que potenciem na comunidade escolar a vontade de fazer opções assertivas e o tomar de decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como, de intervir na saúde de todos os que nos rodeiam.


A promoção da educação para a saúde na escola tem como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico/interventivo para o exercício de uma cidadania ativa. Este projeto (PPES) é um processo contínuo, que não só visa o desenvolvimento de competências e o melhorar do nível de literacia para a saúde, mas também permite que os jovens reflitam e sejam capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.


O PPES permite ainda universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar, na medida em que trabalha em parceria com os serviços de saúde, comunidade escolar e outros setores locais, focando-se em áreas como a saúde mental e prevenção da violência; a educação alimentar e atividade física; os comportamentos aditivos e dependências; os afetos e educação para a sexualidade e o ambiente e a sustentabilidade ambiental.


A ESA através do PPES torna-se numa escola potenciadora do crescimento e desenvolvimento de cidadãos e sociedades sustentáveis e felizes, dado que através das suas práticas e objetivos, contribui para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo todos os membros da comunidade escolar, no sentido de proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde.


Como Coordenadora do PPES e sempre em equipa aceitei o desafio de enriquecer a comunidade escolar da ESA em aprendizagens e a mobilizar uma força humanizadora em cada um por forma a podermos viver saudavelmente cada momento das nossas vidas.


Teresa Matos
(Coordenadora PPES)

teresa.matos@esec-amora.pt  |  esasaudavel@esec-amora.pt

 

Visualize as nossas ATIVIDADES

Visite o nosso FACEBOOK

 

ANO LETIVO 2021/22

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno


 MATRÍCULAS


 PRÉ-INSCRIÇÕES

Scroll to top