Decorreu nos dias 20 e 21 de dezembro o Torneio de Badminton da ESA, atividade integrada no Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Física.

O Torneio revelou-se um enorme sucesso e contou com a participação massiva dos alunos da escola. Durante os dois dias de prova estiveram presentes mais de 200 alunos, entre praticantes, árbitros e delegados de mesa.

Foi uma boa forma de homenagear e praticar a modalidade do Badminton, que já tem alguma expressão e tradição na escola, muito através da existência do núcleo do Desporto Escolar da modalidade.

O torneio teve os seguintes resultados:

 

Um agradecimento muito especial a todos os que participaram pelo sua entrega e empenho em todo o torneio, assim como todos os que ajudaram na organização e realização do mesmo.

 

 

Os alunos do 10ºA visitaram o Instituto Politécnico de Setúbal com o objetivo de explorar algumas de muitas carreiras que poderão seguir no futuro.

 

 

No passado dia 21 de novembro, a Escola Superior de Tecnologia do IPS acolheu os alunos da turma 10ºA para divulgação de alguns dos cursos que poderão seguir na ESTS, como Mecânica, Biomédica e algumas engenharias de computação.

No laboratório de Biomédica, foi demonstrado como eram realizados alguns testes de calibre de próteses biónicas com recurso a máquinas de ensaio de fadiga ou de ensaio de tração. O material utilizado na prótese é testado, sendo esticado até ao ponto de rutura ou sujeito a pressão e descompressão até à sua deformação. Também foi observada a impressão de uma prótese e o funcionamento de outra, tal como alguns produtos construídos com a ajuda da nanotecnologia.

No laboratório de Mecânica, os alunos começaram por perceber como trabalha toda a base de um sistema informático e o funcionamento de sistemas de programação, sendo o sistema de programação mais moderno, mecânico sem necessidade de eletricidade, o que acaba por ser mais prático. Também distinguiram as máquinas robóticas mais recentes das mais antigas, observando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como a mudança de tamanho e velocidade de arranque, etc. A apresentação terminou de forma mais prática tendo sido possível manusear um robô.

A turma teve contacto com o programa BrightStart, implementado na escola pela empresa Deloitte. Neste programa, após os anos de ensino superior, num horário que simula um horário laboral normal (09:00h às 18:00h), será possível trabalhar na empresa impulsionadora do projeto, tendo um acesso direto ao mercado de trabalho.

O fim da visita foi na oficina Lu Ban, oficina instalada com a colaboração da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin, China, e focada na robótica industrial. Aqui, a turma observou modelos, criados por alunos da escola, que representam ações em cadeias, como o posicionamento de produtos em embalagens e seu posterior transporte, e também organização, neste caso, por cores, do que seriam representações de produtos.

O dia aberto, proporcionado pelo IPS, foi importante para dar aos alunos uma nova visão mais ampla de estudos que serão necessários para trabalhos no futuro. Com a tecnologia a evoluir cada vez mais, muitos dos trabalhos relacionados com programação, robótica, mecânica e engenharias desse meio, irão ser aqueles que serão preponderantes no mercado de trabalho. Esta visita ajudou muitos daqueles que ainda não sabem o que fazer após o ensino secundário ou confirmou, aos alunos que já querem ir para estas áreas, que é aquele o curso que deverão escolher para prosseguir os estudos no ensino superior.

Texto escrito por Leonor Lourenço

 

A nossa aluna, Tamiris Teixeira, enquanto aluna do 9º D no ano letivo transato, foi distinguida com uma menção honrosa na 3ª edição do “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”, sob o tema “A minha viagem de comboio”, promovido pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, Comboios de Portugal E.P.E. (CP), Infraestruturas de Portugal S. A. (IP), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O concurso destinou-se a estudantes do 3.º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino de Portugal Continental, Madeira e Açores e teve por objetivo promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais novos.

Os desenhos premiados encontram-se expostos no Museu Nacional Ferroviário.

Os nossos parabéns à Tamiris!