Os alunos do 10ºA visitaram o Instituto Politécnico de Setúbal com o objetivo de explorar algumas de muitas carreiras que poderão seguir no futuro.

No passado dia 21 de novembro, a Escola Superior de Tecnologia do IPS acolheu os alunos da turma 10ºA para divulgação de alguns dos cursos que poderão seguir na ESTS, como Mecânica, Biomédica e algumas engenharias de computação.
No laboratório de Biomédica, foi demonstrado como eram realizados alguns testes de calibre de próteses biónicas com recurso a máquinas de ensaio de fadiga ou de ensaio de tração. O material utilizado na prótese é testado, sendo esticado até ao ponto de rutura ou sujeito a pressão e descompressão até à sua deformação. Também foi observada a impressão de uma prótese e o funcionamento de outra, tal como alguns produtos construídos com a ajuda da nanotecnologia.
No laboratório de Mecânica, os alunos começaram por perceber como trabalha toda a base de um sistema informático e o funcionamento de sistemas de programação, sendo o sistema de programação mais moderno, mecânico sem necessidade de eletricidade, o que acaba por ser mais prático. Também distinguiram as máquinas robóticas mais recentes das mais antigas, observando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como a mudança de tamanho e velocidade de arranque, etc. A apresentação terminou de forma mais prática tendo sido possível manusear um robô.
A turma teve contacto com o programa BrightStart, implementado na escola pela empresa Deloitte. Neste programa, após os anos de ensino superior, num horário que simula um horário laboral normal (09:00h às 18:00h), será possível trabalhar na empresa impulsionadora do projeto, tendo um acesso direto ao mercado de trabalho.
O fim da visita foi na oficina Lu Ban, oficina instalada com a colaboração da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin, China, e focada na robótica industrial. Aqui, a turma observou modelos, criados por alunos da escola, que representam ações em cadeias, como o posicionamento de produtos em embalagens e seu posterior transporte, e também organização, neste caso, por cores, do que seriam representações de produtos.
O dia aberto, proporcionado pelo IPS, foi importante para dar aos alunos uma nova visão mais ampla de estudos que serão necessários para trabalhos no futuro. Com a tecnologia a evoluir cada vez mais, muitos dos trabalhos relacionados com programação, robótica, mecânica e engenharias desse meio, irão ser aqueles que serão preponderantes no mercado de trabalho. Esta visita ajudou muitos daqueles que ainda não sabem o que fazer após o ensino secundário ou confirmou, aos alunos que já querem ir para estas áreas, que é aquele o curso que deverão escolher para prosseguir os estudos no ensino superior.
Texto escrito por Leonor Lourenço