No dia 14/10/2024 no Auditório da ESA, o agente Guerreiro e o agente Gomes da ESCOLA SEGURA dinamizaram uma sessão de sensibilização sobre Delinquência Juvenil para as turmas 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 8.ºB e 8.ºE. Foi extremamente importante os jovens da ESA compreenderem a importância de atualmente refletirem sobre a violência, o crime e os procedimentos legais, bem como, punições aplicadas a delinquentes juvenis. Nesta atividade de prevenção de comportamentos incorretos, todos foram convidados a criar na ESA um espaço seguro para os alunos, principalmente os mais vulneráveis.
No dia 16 de outubro, “Dia Mundial da Alimentação” a escola mobilizou-se e foram realizadas várias atividades, nomeadamente, a afixação de cartazes em todos os pavilhões apelando ao “Direito a alimentação saudável: não deixar ninguém para trás” pelos alunos do 1 TAE com a colaboração da prof. Sandra Rocha, a aplicação de uma ficha de sensibilização à roda dos alimentos efetuada pelos professores de Ciências Naturais a todos os alunos do 9.º ano (A, B, C, D, E e F) ajudando-os a refletirem sobre a alimentação que têm no seu dia-a-dia aliada à atividade física e no Auditório da ESA o Dr. José Eduardo Marques, voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) ajudou estes alunos e os do 8.ºD na sessão sobre "Leitura de rótulos alimentares". Foi sem dúvida um dia preenchido de boas práticas na área da alimentação e atividade física.
No dia 17 de outubro, a pedido de alguns alunos que em Cidadania e Desenvolvimento decidiram trabalhar o domínio da saúde – “Saúde Mental ” foi realizado no Auditório da ESA para os alunos 2.º TAE, 2.º TAS, 2.º TC/TG, 2.º TT, 3.º TAE, 3.º TAS, 3.º TC e 3.º TG, uma sessão de sensibilização ao tema, com o testemunho da jovem universitária Beatriz Gonçalves que esteve a ser entrevistada num programa de televisão. As questões dialogadas em tom informal foram essenciais para se refletir sobre este tema tão atual.