banner

 

No dia 16 de abril realizou-se, na Amora, um encontro de reflexão sobre a criação artística em territórios urbanos específicos.

O Programa de Apoio “Arte e Periferias Urbanas” resultou do Acordo de Parceria celebrado, em março de 2024, entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a AIMA, com o objetivo de fomentar a coesão territorial em contexto urbano.
Estiveram presentes os representantes dos projetos apoiados pela DGARTES. Entre eles, Ballet para Todos, que desenvolve a sua atividade no agrupamento de escolas da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, na Escola Secundária da Amora e no bairro 25 de abril, onde se situa o seu espaço artístico. Ballet para Todos é apoiado pela Junta de Freguesia da Amora que facilitou o Encontro. A ESA é entidade parceira, no contexto dos vários projetos que existem entre as duas instituições.
Durante a manhã, assistimos às apresentações de David J. Amado e Rolaisa Embaló, responsáveis pelo projeto "Ballet para todos" e às intervenções de Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Marta Feio (vogal da AIMA), Américo Rodrigues, Diretor da DGARTES, e Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura. Em seguida, Catarina Carvalho moderou a Conferência "De que falamos quando falamos de periferias?", com Diego El Gavi e Isabel Craveiro. Durante a tarde, os participantes foram convidados a participar na sessão de trabalho "Da Proposta à Prática – Reflexões sobre a implementação no Território" orientada por António Brito Guterres e Rodrigo Faria, que inclui a apresentação dos projetos financiados e a reflexão sobre os aspetos práticos e os desafios da sua operacionalização no território.
Mais informações: https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/8452