banner

 

O grupo de teatro En(cena) apresentou o seu espetáculo final no dia 29 de maio, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense.
Esta atuação enquadrou-se na 26ª Mostra de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal do Seixal, através do projeto Apre(e)nder o Teatro.

En(cena) é um coletivo de jovens que, em conjunto, decide sobre todas as fases que compõem uma representação teatral.
Capacitar os jovens, permitindo-lhes adquirir ferramentas de ação e intervenção tem sido um dos objetivos do PCE, projeto dinamizador do grupo.

O espetáculo baseou-se num excerto da obra de José Saramago, "O ano da morte de Ricardo Reis", aceitando a sugestão dos professores de português da ESA.
O grupo En(cena) quis enquadrar-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril e, por isso, escolheu o excerto em que a PIDE interroga Ricardo Reis.
A partir daí os jovens atores juntaram uma criação própria sobre a Liberdade.
A finalizar o espetáculo, a contribuição do grupo de percussão da ESA foi fundamental para cantar Liberdade, integrando projetos diferentes da nossa escola.

En(cena) é composto por Luna Coutinho do 8B, Afonso Susini, Daniel Rodrigues e Luana Afonso do 9D, Rafaela Vital do 10A e Ana José do 10H.
O grupo de música contou com as cantoras Lara Portugal do 8C, Manuela Afonso do 12D, os músicos Alexandre Rodrigues do 12B, Liviston Silva do 9B e os convidados João Figueiras e Diego Cardoso.

No dia 7 de junho, o grupo En(cena) partilhou a história com os seus colegas da ESA, representando no Auditório a peça que estreou na SFOA.
Os músicos voltaram a atuar com os atores, celebrando a Liberdade.
Nas luzes e som o nosso querido assistente operacional, Nuno Cruz.