banner

 

No início de novembro, os Pais e Encarregados de Educação foram convidados a participar numa tertúlia dedicada a apoiar os seus filhos no momento de estudar. Intitulada “SOS Estudo – Guia de Sobrevivência para Pais”, esta iniciativa contou com a colaboração da psicóloga educacional Rita Marques, do Instituto Belong, que apresentou estratégias, simples, práticas e eficazes para tornar o estudo em casa mais organizado e produtivo.
O estudo é, sem dúvida, uma das bases para o sucesso escolar, no entanto nem sempre é fácil perceber como ajudar os filhos da melhor forma.
Esta tertúlia proporcionou um espaço seguro onde os Pais dos alunos do Ensino Básico (dia 6) e do Ensino Secundário (dia 7) se sentiram valorizados e partilharam estratégias concretas inspiradas nas suas realidades.
Os temas abordados passaram pela relevância do planeamento e da organização do estudo, em que definir rotinas, estabelecer metas e tempos de estudo são essenciais. A psicóloga forneceu várias pistas para a criação de ambientes de estudo adequados à concentração e minimização de distrações, forneceu técnicas concretas de estudo, adaptáveis a cada jovem, como resumos, esquemas, resolução de exercícios entre outros, tudo métodos que os pais podem incentivar em casa.
Os pais trouxeram os desafios com os quais se debatem: procrastinação, ansiedade, receio de falhar, insegurança nas próprias capacidades. Em resposta, surgiram diversas ideias e estratégias para promover a autonomia dos filhos — ajudando-os a assumir responsabilidade pelo seu próprio estudo, sem que os pais façam tudo por eles.
 
Organização:
Sandra Margarido / Rita Marques (Psicóloga do Instituto Belong)
 
Publicado em: 19 de novembro de 2025