Contributo da EDUCAÇÃO FINANCEIRA na promoção de uma cidadania responsável
Pelas 20 horas do dia 15 de maio realizou-se, no auditório da ESA, uma conferência subordinada ao título "Contributo da EDUCAÇÃO FINANCEIRA na promoção de uma cidadania responsável".
Começaram por ser apresentados os resultados de um inquérito por questionário realizado, a 17 de outubro de 2023, pelos alunos do 1.º ano do curso profissional de técnico de comércio.
O inquérito teve como universo os alunos do ensino básico e do 10.º ano (regular e profissional) da ESA e visava apurar os conhecimentos de literacia financeira, definindo eventuais estratégias de ação que permitam melhorar a literacia financeira dos alunos da ESA.
Foram inquiridos 86 alunos (7.º, 8.º 9.º e 10.º anos), num universo de 681 alunos, o que corresponde a 12,63% de inquiridos.
Concluiu-se que:
- 57% não sabe o que é uma taxa de câmbio;
- 50% não sabe o que é um cartão de débito;
- 54,7% não sabe o que é um depósito à ordem;
- 57% não reconhece a principal vantagem dos bancos;
- 68,6% não sabe que, como contrapartida de um depósito, os bancos pagam juros;
- 73,3% não sabe o que é a euribor;
- 74,4% não sabe o que é um prémio de seguro.
Seguidamente e, tendo em conta que, segundo diversos dados internacionais, Portugal é o segundo pior país da União Europeia (dados de 2023) em termos de conhecimentos da população a nível da literacia financeira, realçou-se a importância da elaboração de um orçamento, para que as famílias possam controlar as suas despesas e promover hábitos de poupança, evitando eventuais endividamentos.
No final foi desenvolvido um interessante diálogo em torno destes assuntos, tendo sido realçada a importância de se promoverem estas temáticas, designadamente entre a população mais jovem.
-------------
Visualizar PROGRAMA