O Dia Global da Dignidade foi assinalado na nossa escola com a realização de três debates levados a cabo nos dia 23 e 25 de outubro, pelo Grupo Disciplinar de Filosofia. No primeiro destes dias, participaram, nas sessões da manhã e da tarde, duzentos e oitenta alunos do ensino secundário diurno e, no último dia, na sessão dirigida ao ensino noturno, cerca de cento e vinte alunos.

O ponto de partida destes momentos de reflexão partilhada foi a pergunta «Que é a Dignidade?», integrando-a no âmbito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano cumpre o seu 70.º aniversário.

Na busca de uma resposta à pergunta formulada, foram percorridos problemas como a violência doméstica, o assédio moral nas escolas, o racismo, a xenofobia e os refugiados de guerra. Foi neste contexto que surgiu, como elemento transversal a estas situações, o desrespeito pelo ser humano, mais especificamente a falta de consideração pela pessoa humana e pelo seu valor intrínseco, isto é, pelo núcleo configurador da nossa dignidade.

Foram muitas e diversificadas as intervenções dos participantes, algumas delas apresentando testemunhos pessoais de situações vividas ou conhecidas. Ficou bem evidenciada a importância de que o tema se reveste para os alunos, tendo sido feito, por vários deles, o apelo para que o respeito pela dignidade esteja presente em todos os nossos comportamentos quotidianos.