A 40ª edição do festival de teatro do Seixal no Auditório da ESA

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a companhia de teatro Estúdio Fontenova apresentou a sua performance na ESA.

O espetáculo, "Noves Fora, Grades Dentro", integrado no Festival de Teatro do Seixal, abordou o tema das prisões, a partir da leitura de cartas de mulheres presas, mas alargou a reflexão a prisões mentais e comportamentais e, com um acutilante paralelo ao mundo em que vivemos, a prisões criadas em conflitos e momentos de guerra, como aconteceu em locais como Sarajevo, Srebrenica e Beirute.
"A edição de 2023 sublinha o papel da arte dramática na construção da democracia, enquanto espaço de reflexão sobre a nossa identidade íntima e coletiva.", nas palavras do senhor presidente da Câmara Municipal do Seixal, que nos honrou com a sua presença, acompanhando as turmas 8B, 9D e 10A que assistiram à performance, acompanhados pelos seus professores. Os jovens estudantes da ESA tiveram um comportamento exemplar e colocaram várias e interessantes questões aos atores, no período final de debate.

O espetáculo foi também apresentado às 21h30 para os alunos do ensino noturno, tendo sido recolhidas apreciações e impressões muito positivas. Para além do inesperado tema, vingou o facto de a maior parte dos alunos ter sentido de forma muito pessoal e marcante, por ser estreante, o contacto com esta forma de arte. Assim, os testemunhos foram marcados pela surpresa sentida com a atuação dos atores e sua proximidade, bem como com a combinação da música, do texto, e das pedrinhas envolvidas em papel que eram cartas, como se fossem a prova da eficácia da estratégia das prisioneiras.
A oportunidade da reflexão e questionamento dos valores sociais e dos seus próprios valores e conceitos foi, desta vez, trazida pelo teatro. Afinal, o que é uma gaiola? Afinal, o que promove a prisão?

Esta foi uma iniciativa do Projeto Cultural de Escola, promovida pelo departamento de cultura da Câmara Municipal do Seixal.

 

Fóruns de Turma

 

 

Ler NOTÍCIA no blog ESA CIDADANIA

 

 

Menção honrosa para a Tamiris

A nossa aluna, Tamiris Teixeira, enquanto aluna do 9º D no ano letivo transato, foi distinguida com uma menção honrosa na 3ª edição do “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”, sob o tema “A minha viagem de comboio”, promovido pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, Comboios de Portugal E.P.E. (CP), Infraestruturas de Portugal S. A. (IP), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O concurso destinou-se a estudantes do 3.º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino de Portugal Continental, Madeira e Açores e teve por objetivo promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais novos.

Os desenhos premiados encontram-se expostos no Museu Nacional Ferroviário.

Os nossos parabéns à Tamiris!

 

Eleição Associação de Estudantes 2023/24

 

 Glória aos vencedores. Honra aos vencidos.

 

Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

 

A ESA foi galardoada com o selo "Escola sem Bullying, Escola Sem Violência", por ter promovido e implementado um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação. Esta ação é recomendada e reconhecida pelo Ministério da Educação, através da Direção Geral de Educação.

 

WEBSITE PROJETO | LISTA ESCOLAS GALARDOADAS (vídeo)NOTÍCIA WEBSITE ED. PARA A CIDADANIA

...

 

 

No dia 20 de outubro do corrente ano, na escola Superior de Tecnologia do Barreiro, estivemos presentes para receber o selo “Escola sem Bullying, Escola sem Violência”, graças ao esforço conjunto da nossa comunidade educativa: alunos, professores e assistentes operacionais. Graças também às intervenções da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e à Biblioteca Escolar, este selo revelou-se o símbolo do trabalho efetuado e da vontade para o continuar.

 

Horário da ESTUDOTECA

 

O que é a ESTUDOTECA? A resposta está AQUI!

Podes consultar o Horário da Estudoteca aqui no site, em: ALUNOS/Horário Estudoteca

 

Dia da Biblioteca Escolar – 23 de outubro

 

No dia 23 de outubro celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar.

As bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental no processo educativo, oferecendo uma riqueza de recursos e oportunidades de aprendizagem significativas. São verdadeiros centros de conhecimento que promovem o desenvolvimento académico e intelectual dos alunos. À nossa biblioteca escolar, MUITO OBRIGADO!

Para celebrar este dia, os alunos da UEE/UEAM visitaram a nossa biblioteca escolar e fizeram o FaceBook (sim... FACEBOOK)!

 

 

Dia Mundial do Combate ao Bullying – 20 de outubro

 

No dia 20 de outubro celebrou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying. O Departamento de Educação Especial decidiu assinalar o dia com uma atividade conjunta, onde participou toda a escola. A todos os que participaram, professores e alunos, o nosso MUITO OBRIGADO!

Fica o registo fotográfico de alguns momentos!

 

 

 

Semana da Alimentação Saudável - 16 a 20 de outubro

 

No dia 16 de outubro celebrou-se o Dia da Alimentação Saudável.

UEE/UEAM decidiu dedicar a semana ao tema. Assim, durante a semana de 16 a 20 de outubro, foram realizadas diversas atividades, nomeadamente: leitura e análise da história A MELHOR SOPA DO MUNDO, realização de espetadas de fruta, elaboração da pirâmide dos alimentos com recurso a embalagens vazias, diferença entre alimentos saudáveis e não saudáveis.

A UEE/UEAM também enviou para casa, uma receita de sopa de abóbora para os alunos realizarem com os pais.

Fica o registo fotográfico de dois momentos!

 

 

Comparação de volumes – Clube de Ciência Viva

 

As alunas do 1 TAE voltaram ao Clube de Ciência Viva! Desta vez, para experienciarem a comparação de volumes de pirâmides e prismas e de cones e cilindros com a mesma base e com a mesma altura.

De seguida, apresenta-se o testemunho de duas alunas:

  • “Hoje, aprendemos que precisamos de encher com areia três pirâmides para encher um prisma”;
  • “Aprendemos que o volume do cilindro é o triplo do volume do cone”.

Abaixo, fica o registo fotográfico desta experiência: