Ação de sensibilização, de prevenção e combate às Drogas

 

 

 

Na tarde do dia 6 de janeiro de 2023, no Auditório da ESA, para as turmas 10.ºA, 10.ºB, 10.ºC, 10.ºD1/D2, 10.ºH e 11.ºA, acompanhadas pelos professores Estela Oliveira, Teresa Matos, Simão Cadete, Isabel Albuquerque, Celeste Facote, Vanda Caio, Rui Laureano, Paulo Abreu, Tânia Ferreira, Carlos Araújo, Fátima Lopes e António Libreiro, realizou-se uma ação de sensibilização, de prevenção e combate às Drogas, dinamizada pela Equipa da Escola Segura, nomeadamente Agente Costa e Agente Vagarinho da PSP, com a colaboração da Enf. Inês Duarte.

Esta sessão ajudou os alunos a saberem identificar as drogas lícitas e ilícitas, nomeadamente o álcool, o tabaco e a canábis entre outras; forneceu conhecimentos e capacidades necessárias para lidarem com o risco associado ao consumo de Substâncias Psicoativas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD); contribuiu para o reforço das competências que permitam evitar as drogas e a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nesta sessão os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

Violência Doméstica e de Género nas turmas 7B, 7C e 9D

 

Nos dias 20 e 21 de dezembro de 2022, em sala de aula, para as turmas 7.ºB, 7.ºC e 9.ºD, acompanhadas pelos professores, Luís Félix, M.ª do Céu Capelo e João Palaio, realizaram-se ações de sensibilização de prevenção e combate à Violência Doméstica e de Género dinamizadas pela Equipa de Apoio à Vítima, nomeadamente Enf. Inês Duarte, Agentes Vitor Hugo e Guilhermina Abreu da PSP, pelo Assistente Social do ESAssiste, João Silva e pela Técnica de Apoio à Vítima-Criar-T, Daniela Carvas.

Estas sessões ajudaram os alunos a saberem identificar todas as formas de violência e a mobilizarem-se perante situações de violência; contribuíram para o reforço das competências que permitam quebrar o ciclo de violência e para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nestas sessões os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

Estudo HBSC/OMS

 

A ESA foi convidada a estar presente no dia 14 de dezembro de 2022, na Biblioteca do Palácio Galveias em Lisboa, para a Conferência de Lançamento dos Resultados Nacionais do Estudo Health Behaviour School Aged Children/Organização Mundial de Saúde, por ter participado com 533 alunos do 8.º, 10.º e 12.º anos.

Este estudo HBSC/OMS é realizado de 4 em 4 anos e contou com a participação de 51 países em 2021. Em Portugal o estudo contou com a participação da nossa Escola e a representá-la esteve o professor Mário Carneiro, Coordenador de Cidadania e Desenvolvimento. Os resultados espelham a Saúde dos Adolescentes Portugueses em contexto de Pandemia.

 

Estudo Nacional de Violência no Namoro

 

Na manhã do dia 12 de dezembro de 2022, a Escola Secundária de Amora, com a colaboração de 99 alunos de diferentes anos de escolaridade, voltou a participar no Estudo Nacional de Violência no Namoro da ART’THEMIS+ da UMAR.

“Este estudo tem ajudado a compreender os contornos da violência no namoro na vida dos/das jovens em Portugal, nomeadamente no que respeita à sua prevalência e à legitimação. A elevada prevalência de algumas das formas de violência estudadas, bem como o não reconhecimento destas formas de violência na intimidade revelam ser uma realidade preocupante em Portugal e que ainda há um longo percurso a fazer ao nível da consciencialização desta problemática. A integração deste estudo quantitativo com outros qualitativos é fundamental para que melhor se compreendam as dinâmicas de violência juvenis nas relações de intimidade.” http://artthemis.umarfeminismos.org

 

FRAGMENTUS INACABADUS

 

 

A 1ª fase do projeto Fragmentus Inacabadus está concluída. A concretização foi possível graças à parceria com o PCE - Projeto Cultural de Escola e consequente apoio da L1B Associação Cultural.

O projeto foi executado conforme o documento apresentado à Parque Escolar para a necessária autorização.

O painel, montado no exterior do bloco A, resultou dos padrões criados e pintados pelos alunos na disciplina de Cerâmica - 8º ano.

Um especial agradecimento ao Sr. Eduardo Lino Ferreira (na foto), da L1B, pelo excelente trabalho na montagem do painel.

 

 

Estou vivo! E agora?

 

 

Na manhã do dia 9 de dezembro de 2022, a turma do 12.º B, acompanhada pela professora Teresa Feio, realizou na sala de aula uma ação de sensibilização intitulada "Estou vivo! E agora?", dinamizada pela professora Lígia Sequeira.

Esta sessão ajudou os participantes a partilharem as suas ideias e vivências; contribuiu para a reflexão da importância da valorização da vida em cada momento e potenciou a capacidade de cada um crescer e desenvolver-se em harmonia perante os desafios sentidos no dia a dia.

 

Saúde Oral e os jovens e rastreio oral aos alunos nascidos em 2009

 

 

Na manhã do dia 7 de dezembro de 2022, nas salas de aulas dos alunos das turmas 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD, realizaram-se sessões de formação sobre Saúde Oral com a participação das professoras Telma Lopes e Teresa Matos, dinamizadas pela Dra. Zita Avó, Gestora Local do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e pela estagiária em Medicina Interna no ACES Almada Seixal, Mónica Ornelas.

Esta sessão de educação para a saúde oral permitiu a cada um identificar as principais doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais e as formas de prevenção, bem como conhecer o método eficaz de escovagem e utilização do fio dentário para melhorar os níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida.

Para além disso, dando cumprimento ao Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, foi efetuado o rastreio oral aos alunos do 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 7.ºD, 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD nascidos em 2009 e pertencentes à coorte dos 13 anos.

 

Emoções - ação de sensibilização

 

Na manhã do dia 2 de dezembro de 2022, a turma do 2.º TAS, acompanhados pela professora M.ª Antónia Ferreira, realizou na sala de aula, uma ação de sensibilização sobre Emoções dinamizada pela professora Lígia Sequeira.

Esta sessão ajudou os participantes a saberem identificar as suas próprias emoções; contribuiu para a reflexão da importância das emoções nos diferentes contextos de vida (família, escola, amigos e sociedade) e a desenvolver capacidades de gestão das emoções para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas.

 

Dia Mundial da Ciência

 

No dia 24 de novembro, o Clube de Ciência Viva comemorou a efeméride – Dia Mundial da Ciência, com a colaboração dos professores Ana Paula Fernandes, Paulo Abreu e Rui Laureano, com a presença das turmas 10ºA e 10ºB (Ciências e Tecnologias), 10ºG e 10ºF (Línguas e Humanidades), 1ºTAS (1º Ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde) e 2ºTAS (2º Ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde), onde foram abordados as temáticas: "Um Microcosmos entre Vidros" ; "Preparar o Aquário – Ciclagem"; "Astronomia".

O Clube Ciência Viva agradece a participação voluntária dos professores acima mencionados.

 

Ação de Sensibilização "Violência no Namoro"

 

 

Na manhã do dia 17 de novembro de 2022, no Auditório da ESA, para todas as turmas de 8.º ano, acompanhadas pelos professores Cláudia Menino, Joaquim Queijinho, Albertina Morgado, João Palaio, Carlos Araújo, Fátima Beicinha, Lina Bizarro e Kezia Sales, realizou-se uma ação de sensibilização de prevenção e combate à Violência no Namoro dinamizada pela Equipa de Apoio à Vítima, nomeadamente Enf. Inês Duarte, Chefe Luís Rodrigues e Agente Elisabete Sousa da PSP, pelo Assistente Social do ESAssiste, João Silva e pela Técnica da Estrutura de APAV-Criar-T, Daniela Carvas.

Esta sessão ajudou os alunos a saberem identificar todas as formas de violência e a mobilizarem-se perante situações de violência; contribuiu para o reforço das competências que permitam quebrar o ciclo de violência e para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nesta sessão os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

Visita de Estudo - Bordalo II

 

 

A turma 10ºH do Curso de Artes do Ensino Regular deslocou-se na tarde de 10 de novembro à exposição “Evilution solo show” de Bordalo II, patente no Eduhub em Lisboa: https://www.bordaloii.com/news/evilution-solo-show

Esta visita foi promovida pelo professor de Cidadania e Desenvolvimento, Luís Félix, e nela tomou parte também o professor de História da Cultura e das Artes, António Espírito Santo.

Os alunos visitaram com interesse e agrado todo o espaço expositivo, contatando com as diversas obras expostas e assistiram aos vídeos exibidos, em especial a obra “Rewild”.

 

Apresentação do livro: “PESSOA, UMA BIOGRAFIA”

 

 

No âmbito da comemoração do 20º aniversário da Casa do Educador do Seixal (Instituição Particular de Solidariedade Social), foi convidado por esta entidade o conceituado escritor e tradutor da obra de Fernando Pessoa, o americano de nascimento, mas naturalizado como português, Richard Zenith, o qual participou na cerimónia que visava a apresentação da sua mais recente obra intitulada “Pessoa – Uma Biografia”.

A sessão teve lugar no Auditório da Unisseixal, no passado dia 4 de novembro pelas 15 horas, nas suas novas instalações no Fogueteiro. Ao longo da atividade, e mediante questões postas pelo Presidente da Casa do Educador (Prof. Jaime Ribeiro), este especialista da obra pessoana abordou temas relativos à prosa, poesia e vida deste nosso grande poeta do Século XX.

Assim, todo o público presente no Auditório teve o privilégio de ver comentadas questões relacionadas com a pluralidade de vozes que constituem o “EU” de Pessoa, um mundo interior feito de complexidade sempre renovada.

O Centro Qualifica foi convidado e esteve presente nesta sessão, na qual obteve o autógrafo do biógrafo. Do todo, o CQ realça os comentários tecidos relativamente à riqueza heteronímica, a Ophélia (única namorada na vida do poeta), bem como ao singular Livro do Desassossego (do seu semi-heterónimo Bernardo Soares), sem poder deixar de salientar a calma, segura, esclarecedora e afável presença do orador-autor.

São, pois, dados os nossos Parabéns: que sejam bem-vindos os anos de vida futura desta instituição e que sejam bem acolhidas iniciativas tais, cujo valor cultural é assegurado pelo mérito inegável do convidado presente, a par da plateia atenta, cujas interessantes e variadas questões enriqueceram o diálogo!