Na manhã do dia 7 de dezembro de 2022, nas salas de aulas dos alunos das turmas 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD, realizaram-se sessões de formação sobre Saúde Oral com a participação das professoras Telma Lopes e Teresa Matos, dinamizadas pela Dra. Zita Avó, Gestora Local do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e pela estagiária em Medicina Interna no ACES Almada Seixal, Mónica Ornelas.

Esta sessão de educação para a saúde oral permitiu a cada um identificar as principais doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais e as formas de prevenção, bem como conhecer o método eficaz de escovagem e utilização do fio dentário para melhorar os níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida.

Para além disso, dando cumprimento ao Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, foi efetuado o rastreio oral aos alunos do 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 7.ºD, 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD nascidos em 2009 e pertencentes à coorte dos 13 anos.

 

 

Na manhã do dia 2 de dezembro de 2022, a turma do 2.º TAS, acompanhados pela professora M.ª Antónia Ferreira, realizou na sala de aula, uma ação de sensibilização sobre Emoções dinamizada pela professora Lígia Sequeira.

Esta sessão ajudou os participantes a saberem identificar as suas próprias emoções; contribuiu para a reflexão da importância das emoções nos diferentes contextos de vida (família, escola, amigos e sociedade) e a desenvolver capacidades de gestão das emoções para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas.

 

 

 

Na manhã do dia 17 de novembro de 2022, no Auditório da ESA, para todas as turmas de 8.º ano, acompanhadas pelos professores Cláudia Menino, Joaquim Queijinho, Albertina Morgado, João Palaio, Carlos Araújo, Fátima Beicinha, Lina Bizarro e Kezia Sales, realizou-se uma ação de sensibilização de prevenção e combate à Violência no Namoro dinamizada pela Equipa de Apoio à Vítima, nomeadamente Enf. Inês Duarte, Chefe Luís Rodrigues e Agente Elisabete Sousa da PSP, pelo Assistente Social do ESAssiste, João Silva e pela Técnica da Estrutura de APAV-Criar-T, Daniela Carvas.

Esta sessão ajudou os alunos a saberem identificar todas as formas de violência e a mobilizarem-se perante situações de violência; contribuiu para o reforço das competências que permitam quebrar o ciclo de violência e para a tomada de decisões saudáveis nas suas vidas. Para além disso, nesta sessão os alunos esclareceram as suas dúvidas e partilharam as suas ideias.

 

 

Na manhã do dia 17 de outubro 2022, comemorando o Dia Mundial da Alimentação, na sala Polivalente da ESA, os alunos da turma 1TAS (1.º ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde) com a ajuda da professora Sandra Rocha dinamizaram a atividade "A alimentação é o melhor remédio" para toda a comunidade escolar proporcionando uma degustação de fruta variada e de saborosos batidos e sumos de hortícolas dando ênfase à importância de se fazer uma alimentação saudável todos os dias.

A turma 2TAE (2.º ano do curso de Técnico Auxiliar de Educação), também com a ajuda da professora Sandra Rocha, elaborou vários cartazes alusivos ao Dia Mundial da Alimentação que foram afixados na escola, com a informação relativa aos benefícios dos nutrientes e à forma de prevenir doenças.

Durante a atividade o guardião, Eduardo Barbosa, com os alunos do 1TAS e 2TAE prepararam e organizaram o material da ESA Rádio a fim de divulgarem, junto da comunidade educativa, como a alimentação saudável é o melhor remédio para o bem-estar de todos.

Esta atividade, para além de promover a alimentação saudável e a adoção de comportamentos alimentares equilibrados, também teve o cuidado com a sustentabilidade ambiental e a melhoria das relações de cooperação e de interajuda, bem como o desenvolvimento de valores de cidadania.

 

 

Na manhã do dia 4 de outubro, na sala Polivalente da ESA, os alunos das turmas 8A, 8B, 8C, 8D e alguns alunos do 7B e 10B com a ajuda das professoras Ernestina Correia e Teresa Matos, do assistente social, João Silva e do guardião Eduardo Barbosa, participaram numa sessão de sensibilização sobre o bem-estar animal e escreveram num placard mensagens de homenagem aos seus animais de estimação.
Esta atividade ajudou a valorizar as relações de cooperação e de interajuda, bem como a desenvolver os valores de cidadania, de solidariedade e de respeito pelos animais.

 

ANO LETIVO 2022/23

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno

 

CONCURSOS