No dia 25 de novembro 2021, pelas 14h30, no Auditório da ESA e em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, Escola Segura, UCC - Seixal e Associação de solidariedade CRIAR-T, realizou-se uma atividade intitulada "Violência no Namoro", assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Dinamizaram a sessão o Vereador da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social da CMS - Dr. Paulo Silva, o chefe Ezequiel Fernandes da Escola Segura, a técnica do Apoio à vítima - Daniela Carvas e da ACES Almada Seixal - UCC Saúde - a enfermeira da ESA - Inês Duarte e a enfermeira Cláudia Guerreiro.

Participaram na atividade as professoras Sandra Margarido e Maria do Céu Rocha com os alunos das turmas do 10.º E e 10.º F. Esta sessão permitiu a cada um identificar a violência dirigida aos outros e ao próprio, perceber como adotar uma cultura de respeito, bem como, desenvolver valores de cidadania muito importantes na prevenção da violência nas relações com os outros.

 

 

Com o intuito de promover e melhorar o estado de saúde global dos jovens da Escola Secundária de Amora, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física, bem como, inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição, a equipa PPES com a colaboração das alunas do 2.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Educação (2TAE) e da professora de Saúde Infantil, Cristina Correia, comemorou o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro de 2021 - com a exposição de cartazes alusivos ao tema na Zona do Bar, Refeitório e entrada dos Pavilhões da Escola Secundária de Amora.

No dia em que se assinala o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, a ESA junta-se a todos os que defendem a erradicação desta prática e reafirma o seu empenho na divulgação de informação junto da comunidade escolar e assim contribuir para uma maior consciencialização sobre as consequências nefastas desta violação dos direitos humanos.  

Para mais informações, consulte o folheto.

No dia 13 de dezembro, a enf. Inês Duarte dinamizou sessões, dirigidas aos alunos das turmas 9.º E e 9.º F, sobre a área temática - Afetos e Sexualidade –, abordando a Gravidez na adolescência e a importância dos métodos contracetivos.

Decorreu, no dia 13 de dezembro, a entrega de prémios (cestas de fruta oferecidas pela Direção da ESA) referentes ao concurso de fotografia “Eu, a fruta e a sopa” que o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde fomentou durante a semana da sopa e da fruta, promovida pela Câmara Municipal do Seixal, entre os dias 14 e 18 de outubro.

Os alunos contemplados com o 1.º, 2.º e 3.º prémios foram respetivamente Bruno Queijo, do 8.º A, Beatriz Oliveira, do 8.º C, e Lídia Paixão, do 8.º C.

Foram realizados, no dia 10 de dezembro, os rastreios do Programa Nacional de Saúde Oral para todos os alunos nascidos em 2006 (Coorte de 13 anos com direito a serem abrangidos pelo cheque dentário) e em 2007 (para avaliação dos índices de cárie).

Também foram realizadas sessões de sensibilização aos alunos do 8.º ano, dinamizadas pela Dra. Zita Avó, do ACES Almada Seixal - Pólo Amora, sobre a importância da higiene oral e dos hábitos alimentares saudáveis para se viver bem.

ANO LETIVO 2021/22

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno


 MATRÍCULAS


 PRÉ-INSCRIÇÕES

Scroll to top