Através de uma atividade lúdico didática, que se traduziu numa simulação de um supermercado (cujo planeamento das atividades e execução de materiais foram inteiramente criados pelos alunos do 1.º TAE, com a colaboração da professora Florbela Ribeiro) foi possível desenvolver, na manhã do dia 31 de maio, algumas competências básicas nos alunos do 1.º ano do AEPEL, designadamente, compreender a diferença entre necessidades e desejos, relacionar rendimentos/despesas e compreender a importância da poupança.

 

Por outro lado, permitiu que os alunos do 1.º TAE, no âmbito da disciplina de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa, pudessem inserir-se num contexto de trabalho que poderá vir a ser o seu, quer quando ingressarem no mundo do trabalho, quer a curto e médio prazo vierem a realizar o seu estágio.

O planeamento das atividades a desenvolver, a arrumação do supermercado, a organização por grupos dos alunos do 1.º ano da APELE, foram efetuados pelos alunos do 1.º TAE, com a coordenação da professora da disciplina. Também criaram todos os materiais utilizados, designadamente, caixa registadora, bens a utilizar no supermercado, notas e moedas, um mealheiro entregue a cada aluno da AEPEL (que o decorou a seu gosto no decurso da atividade). Os alunos do 1.º TAE elaboraram, ainda, um cartaz resumo da atividade, que foi explicado no final.

Os alunos do 1.º TAE puderam, assim, desenvolver as suas competências de trabalho em equipa, a sua autonomia, permitindo também resolver alguns constrangimentos que são inerentes a qualquer trabalho desta natureza e que foram surgindo ao longo de todo o processo, designadamente, em termos do fator tempo, assumindo responsabilidades pelo seu trabalho, do qual dependia também o trabalho de outros colegas.

Tratando-se de um trabalho eminentemente prático e de relação entre os diversos elementos da turma, considera-se que o trabalho desenvolvido foi muito positivo e de grande relevância para a formação integral dos alunos do 1.º TAE.

Especiais agradecimentos à Diretora do Agrupamento de Escolas Padre Eanes Lobato, à Coordenadora da EB1 de Amora e à professora do 1.º ano, que permitiram o desenvolvimento do projeto.