No âmbito da comemoração do 20º aniversário da Casa do Educador do Seixal (Instituição Particular de Solidariedade Social), foi convidado por esta entidade o conceituado escritor e tradutor da obra de Fernando Pessoa, o americano de nascimento, mas naturalizado como português, Richard Zenith, o qual participou na cerimónia que visava a apresentação da sua mais recente obra intitulada “Pessoa – Uma Biografia”.

A sessão teve lugar no Auditório da Unisseixal, no passado dia 4 de novembro pelas 15 horas, nas suas novas instalações no Fogueteiro. Ao longo da atividade, e mediante questões postas pelo Presidente da Casa do Educador (Prof. Jaime Ribeiro), este especialista da obra pessoana abordou temas relativos à prosa, poesia e vida deste nosso grande poeta do Século XX.

Assim, todo o público presente no Auditório teve o privilégio de ver comentadas questões relacionadas com a pluralidade de vozes que constituem o “EU” de Pessoa, um mundo interior feito de complexidade sempre renovada.

O Centro Qualifica foi convidado e esteve presente nesta sessão, na qual obteve o autógrafo do biógrafo. Do todo, o CQ realça os comentários tecidos relativamente à riqueza heteronímica, a Ophélia (única namorada na vida do poeta), bem como ao singular Livro do Desassossego (do seu semi-heterónimo Bernardo Soares), sem poder deixar de salientar a calma, segura, esclarecedora e afável presença do orador-autor.

São, pois, dados os nossos Parabéns: que sejam bem-vindos os anos de vida futura desta instituição e que sejam bem acolhidas iniciativas tais, cujo valor cultural é assegurado pelo mérito inegável do convidado presente, a par da plateia atenta, cujas interessantes e variadas questões enriqueceram o diálogo!

 

ANO LETIVO 2022/23

OFERTA EDUCATIVA

Ensino Diurno e Noturno

 

CONCURSOS