No passado dia 4 de fevereiro, decorreu, na ESA, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o Dia da Interculturalidade. Não é uma efeméride de calendário, este dia foi escolhido pelos alunos de Cidadania para deixar patente que qualquer dia pode e deve ser dia de espírito intercultural. Houve inúmeras atividades: de manhã, realizou-se a apresentação, no auditório, de muitas performances preparadas por vários professores e alunos, em que se procurou evidenciar as virtualidades da partilha cultural. À tarde, decorreu um debate em que, com a ajuda de sete convidados, se procurou refletir acerca da realidade concreta da realização da interculturalidade, através de testemunhos de vida e considerações acerca das vicissitudes neste inesgotável labor de ir tornando a sociedade cada vez mais dialogante e solidária.
Estas atividades decorreram no auditório, que esteve repleto de alunos interessados e participativos. Mas, do lado de fora do auditório, muitas mais atividades foram desenvolvidas: durante todo o dia mantiveram-se afixados trabalhos de alunos, foi criada uma pequena exposição de artigos provenientes de muitos países, houve comidas típicas, danças no pavilhão central, afixação de poemas e mensagens nas salas de todos os pavilhões e a animação natural de uma escola da qual a interculturalidade é caraterística identitária essencial.
As turmas 11D e 11G de Línguas e Humanidades deslocaram-se a Lisboa, no dia 5 de fevereiro, no âmbito da disciplina de História A. A visita teve como objetivos complementar os conteúdos lecionados na disciplina, no âmbito do absolutismo régio - sociedade de D. João V e a sua representação na arte - O Barroco.
Desta atividade fizeram parte uma visita ao museu e igreja de S. Roque, um passeio pelas ruas de Lisboa para comparar o antes e depois do terramoto de 1755 e, para concluir, uma visita ao Museu dos Coches.