Esta décima edição teve a 1.ª fase (nível de escola) completada a 12 de janeiro e a segunda (nível distrital) foi a 11 de maio, no Centro de Artes de Sines.

Este ano, após algumas baixas, só levamos uma aluna, a Sandra Frutuoso do 7.º A.  A nossa participação e a de outras escolas do Concelho do Seixal e de Setúbal contou com transporte gratuito da Câmara Municipal do Seixal, graças às diligências da Coordenadora da Biblioteca Municipal do Seixal, Micaela Guerreiro.


Um projeto que pretende abranger diferentes atores da comunidade educativa propondo uma metodologia inspirada nos princípios da aprendizagem experiencial para a promoção de Educação para a Cidadania Global e que decorreu, na ESA, entre 18 de abril e 4 de maio.

Tem como objetivo geral promover conceitos e valores de cidadania global, nomeadamente em comunidades educativas, através da utilização de metodologias ativas e participativas numa abordagem inspirada na aprendizagem experiencial.

Decorre em 8 sessões em contexto da sala de aula com a duração preferencial de 90 minutos.

Conteúdo programático:

• Oficina para a sensibilização para os Direitos Humanos e Cidadania Global – esta oficina visa trabalhar com os alunos participantes os seus conhecimentos e pensamento crítico relativamente à Globalização e Direitos Humanos;

• Criação de uma personagem e sua representação – neste momento, pretende-se que os alunos criem e representem uma personagem que será representada no jogo de representação de papeis. Há aqui também o intuito dos alunos participantes criem uma empatia com o outro, transpondo isso para a sua visão sobre “Os Outros” que existem no Mundo;

• Jogo de Representação de Papeis “Os Outros” – o jogo de representação “Os Outros” consiste em 8 sessões que correspondem a 8 episódios de uma história de um grupo de passageiros cujo avião se despenha e cai numa ilha habitada por um grupo oculto de pessoas que é denominado pelos passageiros como “Os Outros”. Os facilitadores dinamizam a evolução da narrativa no âmbito do jogo representam a dualidade nas relações de poder na sociedade: a) poder/autoridade (que poderá ser representado por um polícia, um juiz ou um médico) e b) minoria/discriminação (que poderá ser representado por um imigrante, uma mulher ou um cidadão deficiente);

• Criação de um objeto representativo do seu processo de aprendizagem no projeto – os participantes, após a implementação do jogo de representação de papeis, os participantes produzirão um objeto criativo (um poema, um cartaz, um vídeo entre outras possibilidades) que represente a sua aprendizagem.

Temos como parceiras a Associação Rato - ADCC e a Câmara Municipal do Seixal (Projeto Educativo Povos, Culturas e Pontes). A turma participante foi a 1TT nas disciplinas de AI, MAT1, TIAT, POR e GGF, com os professores: Elza Morais, Cristina Temporão, Fátima Lopes e Rui Afonso.


Com o objetivo de comemorar os 400 anos da morte de Shakespeare, a  turma 11.º B, da professora Maria Leonor Borges, distribuiu frases emblemáticas de obras do escritor pela ESA no dia 23 de maio.

Dando seguimento ao seu projeto "Shakespeare in Action", decorreu no dia 30 de maio uma mini-caça ao tesouro com a participação das turmas A e B do 7.º ano. Os alunos tomaram conhecimento da vida e obra do autor através de jogos didáticos realizados pelos elementos do 11.º B.

Agradecemos a participação de todos os que proporcionaram este momento de convívio entre os alunos do ensino básico e secundário.