A Expedição EPIS, que premeia todos os anos os jovens com melhores resultados dos seus programas de recuperação escolar, terá como tema a sustentabilidade ambiental.
Com o lema "Planeta Terra", o roteiro pelo mundo de empresas que apostam na proteção do meio ambiente (ver programa em anexo) levará 50 alunos de escolas públicas, com idades entre os 15 e os 17 anos, a ter o primeiro contacto com o mundo profissional.

Os jovens terão oportunidade de visitar a fábrica da BA Glass Portugal na Amadora, o Centro Ciência Viva de Constância, a ETA da Asseiceira (EPAL), a Central Hidroelétrica de Castelo de Bode (EDP), a Fundação Calouste Gulbenkian, o MAAT (Fundação EDP), as instalações da Navigator e da Polymer, em Setúbal, e as instalações da Repsol e da REN, em Sines.

Os alunos terão ainda acesso a outras iniciativas, nomeadamente, um passeio de barco pelo Rio Sado, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, visita e jantar na Pousada de Palmela,  com o apoio do Grupo Pestana, e almoço na Sede da Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Grupo Trivalor. O  grupo de alunos ficará instalado na Escola Naval, no Alfeite, em Almada.

A Expedição EPIS será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Associado de Honra da EPIS, no Palácio de Belém, na quinta-feira, 6 de julho. Num almoço, os jovens irão partilhar com o Presidente uma experiência única e o conhecimento adquirido sobre sustentabilidade ambiental.

No dia seguinte, 7 de julho, o grupo terá ainda a oportunidade de visitar o Presidente Aníbal Cavaco Silva, Associado de Honra da EPIS, no Gabinete do Sacramento.

O aluno da ESA seleccionado do 9.ºAno regular e que irá participar nesta aventura é o Estéfano Oliveira do 9.º C. Parabéns !!!

Quem quiser, pode  acompanhar a semana destes jovens em:

https://www.facebook.com/epis.empresariospelainclusaosocial

    Nos dias 3, 4, 8 e 10 de maio, os alunos do 9.º Ano do Ensino Regular tiveram uma sessão de preparação para os Exames Nacionais, dinamizada pela professora mediadora da EPIS, Albertina Morgado, e a Psicóloga do SPO, Susana Salvador, com os seguintes objetivos: sensibilizar os alunos para a existência de diferentes atitudes face ao estudo e aos Exames Nacionais; esclarecer os alunos sobre a melhor estratégia para lidar com a situação das Provas finais do 9.º ano e orientar para uma adequada preparação, informando sobre a planificação e execução de um estudo metódico.

 

    Esta sessão consta do PAA e faz parte da intervenção universal dirigida a todos os alunos das turmas, independentemente de serem alunos EPIS ou não. As turmas aderiram com interesse, colocaram questões importantes e refletiram sobre a sua postura relativamente aos testes e/ou Exames Nacionais. A colaboração da Psicóloga Susana Salvador foi uma mais-valia para esta atividade, o que demonstra claramente que o trabalho colaborativo é sempre mais enriquecedor para todos. Os Diretores de Turma, professores Maria José Fazeres, Lígia Sequeira, Joaquim Queijinho e Ana Nestório, estiveram igualmente envolvidos, participando nas dinâmicas apresentadas. Obrigada a todos. :)

 

PROGRAMA EPIS “MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR” AUMENTA PROBABILIDADE DE SUCESSO ESCOLAR EM 14%

No âmbito do programa “Agenda EPIS de investigação”, realizou-se no dia 16 de março, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo do concelho da Amadora, a sessão de apresentação do estudo de validação dos resultados do programa “Mediadores para o sucesso escolar”, desenvolvido pelo Professor Doutor Pedro Martins. Este estudo resulta de uma parceria entre a EPIS e o Ministério da Educação.

A sessão contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, que proferiu a intervenção de encerramento.

Depois da sessão realizou-se a reunião de Conselho Científico da EPIS.

 

Notícias relacionadas:

Expresso: Mediadores diminuem retenção de alunos em risco

DN: Apoio dado a alunos em risco reduz chumbos em 14%

Público: Há mais alunos salvos do chumbo quando se aposta na auto-estima e nas relações na escola

Pode consultar o programa aqui.

As inscrições  deverão ser feitas até ao dia 6 de fevereiro num dos formulários online:

§  Inscrições para Docentes (Formação Creditada) - usar o Google Chrome

§  Inscrição para outros participantes

A  Associação EPIS foi convidada para participar no programa “Sociedade Civil”, da RTP2, no passado dia 24 de novembro, onde o tema em foco foi a Inclusão Social.

Numa abordagem a exemplos de exclusão social e iniciativas de inclusão social, o Diretor-geral da EPIS, Eng.º Diogo Simões Pereira, falou sobre o trabalho e desafios da EPIS numa altura em que a Associação celebra os 10 anos de vida.

Clique na imagem para assistir ao programa.

No Verão de 2016, foram várias as empresas Associadas e Parceiras da EPIS que se envolveram no programa do Vocações EPIS, através da integração de jovens universitários, ex-alunos EPIS, em estágios: Aki, Banco BPI, Fisipe, Cimpor, REN, Deutsche Bank e Santander.

Partilhamos alguns testemunhos de alunos que puderam ter essas experiências em ambiente de trabalho durante o verão.

ESCOLA INTERCULTURAL

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top