No dia 5 de maio, entre as 9:30 e as 17:00, na Escola Secundária D. João II,  Setúbal, realizou-se o I Encontro Distrital CPCJ/EPIS, subordinado ao tema: Absentismo e Abandono Escolar Precoce – Que Respostas?, onde a Escola Secundária de Amora esteve representada através do trabalho  desenvolvido pelo CRIA desde 2010/2011 até ao presente.

Após ter sido equacionado o panorama atual do absentismo e abandono escolar precoce e possíveis respostas, por parte de oradores da UCP, CPCJ, EPIS, DGE e de outros organismos, seguiu-se, da parte da tarde, um momento musical e o Painel III - Boas Práticas, onde intervieram quatro projetos em curso em escolas do distrito de Setúbal.

O CRIA, como exemplo de boas práticas, foi apresentado pela professora Lígia Sequeira, que explicitou o historial do Centro de Reflexão, Intervenção e Aquisição, os objetivos, o público- alvo, os intervenientes, as atividades dinamizadas e a avaliação realizada anualmente. Entre as potencialidades e os inerentes constrangimentos, foi realçada a vontade e o empenho de todos, direção, diretores de turma, professores e funcionários da ESA, para a consecução das múltiplas ações implicadas neste mecanismo de resposta a dificuldades dos alunos.

O Cria reitera o seu agradecimento à EPIS/CPCJ pelo convite para participar neste evento, pela possibilidade de mostrar a sua atividade ao longo destes anos e pela partilha com outras entidades e pelo conhecimento de projetos relevantes. Agradece, igualmente, a presença neste encontro da direção da ESA, na pessoa do professor Francisco Morgado.