Decorreu no dia 25 de janeiro de 2019 a atividade “Mostra Intercultural”, organizada pelo professor Adolfo Torres e a sua turma do 1 TT (Técnico de Turismo).

Esta atividade surge no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento e contou com trabalhos realizados pelos alunos do primeiro ano do curso técnico de turismo da Escola Secundária de Amora e teve como tema “A Interculturalidade”.

Os trabalhos realizados pelos alunos foram diversificados e contaram com uma mostra de culturas existentes entre os alunos da turma. A interculturalidade foi abordada através da música, vestuário, gastronomia, comunicação (saudações), estrangeirismos e uma palestra com a convidada Luísa Semedo da Associação Esperança da Quinta da Princesa.

O dia foi de mostra intercultural, onde a comunidade EDUCATIVA TEVE OPORTUNIDADE DE PROVAR comidas típicas de Cabo Verde, Angola, Portugal, Brasil e Suiça. Tendo como mote para esta diversidade as origens dos alunos e ou dos seus familiares, bem como alguns pratos utilizados na nossa gastronomia, mas que tem origens bem distantes, como por exemplo a Salada Russa e o Frango de Caril. Entre os doces encontram-se o Croissant e a Bola de Berlim. Além de tudo, existiu um Menu Gastronómico Intercultural que caraterizava cada um dos 26 exemplos de comidas que habitualmente os alunos da turma consomem, tendo por base a diversidade das origens das suas famílias e dos seus gostos e hábitos gastronómicos.

A música foi representada através dos gostos musicais dos alunos do 1TT e o vestuário foi uma exposição fotográfica de trajes típicos de Angola e Cabo Verde.

Foram ainda expostos panfletos turísticos promocionais dos países e locais de origem dos alunos e seus familiares diretos, bem como houve lugar a jogos de palavras onde se descortinavam alguns dos estrangeirismos utilizados no nosso quotidiano e que têm origens muito díspares.

No período da tarde a Luísa Semedo, da Associação Esperança da Quinta da Princesa, dinamizou duas sessões sobre a missão e atividades da associação, evidenciando o caráter intercultural das mesmas e dando a conhecer o papel junto da comunidade.

Este dia foi a concretização de vários meses de trabalho na área de Cidadania e Desenvolvimento e permitiu também que os alunos do curso de turismo pudessem colocar em prática a vertente do acolhimento na receção e acompanhamento dos seus colegas e professores na visita ao evento.

Foram expostos trabalhos realizados nas disciplinas de TIAT, OTET e TCAT do curso de Técnico de Turismo.

Formulários de pré-inscrição:
  • Cursos Profissionais
  • Ensino Noturno

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top