Uma iniciativa do Grupo de Filosofia para assinalar o Dia Global da Dignidade, 23 de outubro de 2018, integrado na comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com sessões diurna (23 de outubro) e noturna (25 de outubro).

O ponto de partida para a reflexão partilhada com os alunos será a pergunta: «Que é a Dignidade?»

Em outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o lema é «Eu amo a BE».

Uma das atividades previstas, para todo o Concelho, é parar as atividades letivas,  durante 10 minutos, (às 10h e às 15h) e ler!

Ler em silêncio ou em voz alta, para os outros ou só para si, não importa. Importa é assinalar este dia, importa é ler!

Concluíram-se, no passado dia 25 de julho, as XX Jornadas Pedagógico-Didáticas da Filosofia, organizadas pelo Grupo de Filosofia da ESA.

Com a participação de professores de escolas do Seixal, Almada e Lisboa, estas jornadas assentaram em dois polos distintos, mas complementares: um, centrado na análise de temas/problemas de âmbito filosófico — ética, estética, natureza hermenêutica da filosofia e a relação do ser humano com o meio ambiente; o outro, centrado no estudo de questões específicas da educação filosófica — relação pedagógica, avaliação, perfil do aluno e flexibilidade curricular.

Foram quatro dias de excelente trabalho colaborativo/cooperativo, no qual o pensar em conjunto e o partilhar experiências (boas e menos boas) constituíram o exercício permanente.

E este tem sido o traço comum de 20 anos de jornadas.

Formulários de pré-inscrição:

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top