As IV Jornadas da Geografia, intituladas “Portugal: planeamento do território, desenvolvimento sustentável e cidadania”, decorreram nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária de Amora.

Os oradores convidados trouxeram as suas perspetivas sobre a importância do ordenamento e do planeamento do território, conceitos complementares e determinantes para minorarem a nossa exposição ao risco e para melhorarem a nossa qualidade de vida.

Mas antes de ordenar e planear há que conhecer os recursos que existem no nosso território com a observação direta e com o auxílio da deteção remota e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Como planear, para quê e para quem foram questões para as quais encontrámos várias respostas, que nos esclareceram que todos (desde os políticos aos técnicos e à população) devemos trabalhar em prol da felicidade das gerações futuras.

Vem aí mais um concurso letra a letra.

Se tens talento para as línguas, não percas esta oportunidade! Inscreve-te até 13 de março.

Há prémios para os vencedores e todos os alunos inscritos recebem um certificado de participação.

Consulta o regulamento.

Nos dias 15 e 16 de janeiro, realizou-se o I Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho do Seixal, no Auditório do Fórum Cultural. Durante 2 dois, mostrou-se como em 30 anos a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares se relacionam, no que respeita à cooperação e à ligação à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).

Com um programa variado, que incluiu dois painéis de partilhas de boas práticas, pôde ainda fazer-se formação em diversos workshops.

Por convite, a BE da ESA, conjuntamente com as BE da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira e da Escola Secundária Dr. José Afonso, apresentou um estudo colaborativo sobre a perceção que os jovens (alunos) têm de si mesmos enquanto leitores. 

O objetivo do estudo visou indagar da pertinência de uma atuação conjunta das 3 escolas no âmbito da Literacia da Leitura.

Como os resultados revelaram um universo semelhante nestas escolas fará todo o sentido levar a cabo estratégias de atuação conjuntas que permitam promover a leitura, aumentando, assim, a literacia dos nossos jovens. 

No dia 22 de janeiro comemorou-se o dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

As Intérpretes da ESA assinalaram a data realizando um folheto informativo com o objetivo de esclarecer a comunidade educativa sobre a profissão do Intérprete e do docente de LGP, os contextos em que atuam e as suas motivações pessoais como Intérpretes.

Parabéns às profissionais que trabalham diariamente em prol dos seus alunos surdos e se dedicam à luta pelos seus direitos de acesso à informação.

“Portugal: Planeamento do Território, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania” é a temática escolhida para estas IV Jornadas da Geografia que decorrem nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2019. Esta temática pretende despertar a consciência da comunidade escolar sobre os valores da paisagem, bem como contribuir para o reconhecimento e valorização dos recursos endógenos. Por outro lado, pretende relembrar que os cidadãos têm o direito de participar no processo de Ordenamento do Território através da formulação de sugestões e pedidos de esclarecimento e da intervenção na fase de discussão pública que precede a aprovação.

Exposição fantástica dos nossos alunos das turmas 12.º A e B. Apreciem!

 

Formulários de pré-inscrição:
  • Cursos Profissionais
  • Ensino Noturno

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top