Neste evento, que decorreu entre 11 e 14 de julho, foram analisados e debatidos os seguintes temas:

  • Potencialidades e dificuldades da formulação de problemas filosóficos a partir de recursos didáticos como vídeos, textos, filmes e encenações;
  • Relevância de estratégias pedagógicas capazes de situar o aluno na perspectiva da alteridade;
  • Pertinência da valorização da disponibilidade da natureza humana para a interrogação, desde a segunda infância, no quadro do pensamento livre, enquanto propedêutica para o exercício do filosofar;
  • Pertinência do ensaio filosófico como estratégia de desenvolvimento de competências filosóficas fundamentais: problematização, análise, explicação argumentação;
  • Virtualidades e dificuldades da avaliação da oralidade formal e da informal;
  • Relevância da intersubjetividade como processo de desenvolvimento da objectividade avaliativa.

Mais uma vez, a partilha aberta e a investigação colaborativa de experiências e de reflexões pedagógico-didáticas inerentes ao ensino da Filosofia foram levadas a cabo por todos os professores participantes.

Realizam-se a partir desta terça-feira, dia 11 de julho, as XIX Jornadas Pedagógico-Didáticas da Filosofia.

Organizadas, desde 1992, pelo Grupo de Filosofia da ESA, as Jornadas são um momento de reflexão aprofundada de questões específicas do ensino e da aprendizagem da Filosofia. Esta edição conta com a participação de professores de oito escolas dos concelhos do Seixal e de Almada.

 

 

Já foi entregue ao feliz contemplado o prémio da rifa vencedora da iniciativa solidária «Vamos ajudar a Maura».

Aqui está ele com a serigrafia de Albino Moura «Menina no jardim da Amora».

Decorreu no dia 2 de Junho o Torneio de Cálculo Mental da ESA, no qual participaram 36 alunos do terceiro ciclo do ensino básico. 

Os três primeiros classificados foram:

1.º - 8.º B – Alexandre Barbosa, Diogo Pinto, João Maria e Tiago Ratão

2.º - 8.º C – Diogo Silva, Fábio Martinho, João Duarte e Miguel Ângelo

3.º - 9.º B – João Temarino, Pedro Silva, Rodrigo Gomes e Rodrigo Santiago

Parabéns a todos os participantes.

A nossa rádio escolar, ESARÁDIO, foi formalmente inaugurada no dia 17 do corrente mês de maio, pelas 15H00, nas instalações daquele órgão de comunicação interna da escola.

Para abrilhantar e presidir à singela cerimónia, contámos com a real e igualmente simbólica presença de um ex-aluno desta casa, nos idos anos oitenta, João Paulo Baltazar.

De regresso a uma casa que considera também sua, este jornalista, um dos fundadores da TSF – Rádio Jornal, atualmente a exercer funções na informação da RDP Antena 1, deixou bem patente a sua emoção pelo seu regresso à escola onde decidiu enveredar por uma carreira no jornalismo devido, palavras suas, às iniciativas então promovidas nesta casa, as tertúlias culturais que envolviam diversos alunos.

A equipa da ESARÁDIO agradeceu a presença de tão ilustre produto desta casa, guardando para sempre as sábias palavras de incentivo proferidas e o seu exemplo de determinação na perseguição do seu sonho de trabalhar na área da comunicação.

Na Páscoa realizou-se um almoço para os docentes e funcionários da ESA, do qual parte da receita reverteu a favor de cinco dos nossos alunos, pertencentes a famílias carenciadas. Do total da receita conseguida, foi possível adquirir um cartão Continente no valor de 68 euros, posteriormente entregue a cada uma das famílias contempladas.

 

ESCOLA INTERCULTURAL

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top