Concluíram-se, no passado dia 25 de julho, as XX Jornadas Pedagógico-Didáticas da Filosofia, organizadas pelo Grupo de Filosofia da ESA.

Com a participação de professores de escolas do Seixal, Almada e Lisboa, estas jornadas assentaram em dois polos distintos, mas complementares: um, centrado na análise de temas/problemas de âmbito filosófico — ética, estética, natureza hermenêutica da filosofia e a relação do ser humano com o meio ambiente; o outro, centrado no estudo de questões específicas da educação filosófica — relação pedagógica, avaliação, perfil do aluno e flexibilidade curricular.

Foram quatro dias de excelente trabalho colaborativo/cooperativo, no qual o pensar em conjunto e o partilhar experiências (boas e menos boas) constituíram o exercício permanente.

E este tem sido o traço comum de 20 anos de jornadas.

No passado dia 14 de junho, realizou-se o 1.º Concurso de Programação da Escola Secundária de Amora promovido pelo grupo de Informática.

O torneio contou com a participação dos alunos do 1.º TGPSI.

Consagraram-se vencedores, com o primeiro lugar, os alunos Pedro Cruz e Rodrigo Almeida, em segundo lugar, os alunos Tiago Duarte e Rui Casimiro e em terceiro lugar os alunos David Tenente e Ricardo Gato.

Parabéns a todos os participantes pelos bons resultados alcançados.

No dia 12/6/2018, pelas 11H30min decorreu, no Auditório da ESA, a cerimónia de entrega de prémios para os alunos da ESA e das outras escolas participantes  (Agrupamento de Terras de Larus e Escola Secundária Manuel Cargaleiro) no Concurso da Felicidade, integrado no Projeto de Promoção de Bem-Estar Pessoal e Social N’Amora Bem! da Comissão Social de Freguesia de Amora, presidida pelo Sr. Dr. Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

O AE de Terras de Larus foi o grande vencedor deste concurso, arrecadando o 1.º e o 2.º prémios e a ESA foi galardoada com o 3.º prémio, com o trabalho "Tira a máscara e sê feliz".

No dia 6 de junho realizou-se o Torneio de Cálculo Mental promovido pelo grupo de Matemática.

O torneio contou com a participação de equipas das turmas:

7.º A, 8.º A, 8.º B, 9.º A e 9.º C.

Sagrou-se campeã uma das equipas do 9.º A, ficando o 8.º A em segundo e o 7.º A em terceiro lugar.

Parabéns a todos os participantes pelos bons resultados alcançados, especialmente aos vencedores: 

Daniel Santos; Guilherme Santos; João Soares e João do Ó.

 

 

 

 

 

 

Pensar e debater Problemas Morais foi o objetivo que reuniu, no dia 14 de maio, no auditório da ESA, cerca de uma centena de alunos do ensino secundário.

Integrada na atividade Dias da Filosofia, a organização deste debate teve como principal intenção proporcionar aos estudantes um momento de reflexão partilhada sobre dificuldades de natureza moral que são inerentes ao caráter relacional da vida humana.

Procurar saber se, do ponto de vista moral, uma ação deve ser avaliada pelas suas consequências ou se deve ser avaliada em si mesma, independentemente das consequências, conduziu a um debate muito participado pelos alunos. Tratando-se de assuntos difíceis, mas aos quais o ser humano não pode fugir, a reflexão levada a cabo constituiu um relevante complemento ao estudo curricular.

Foi a sétima edição desta atividade organizada pelos docentes do Grupo Disciplinar de Filosofia.

Formulários de pré-inscrição:

ESCOLA INTERCULTURAL

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top