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O Grupo de Filosofia promoveu, no passado dia 10 de maio, um debate filosófico a partir da pergunta: «Os animais não humanos também têm direitos?».

Presidiu a esta iniciativa um duplo objetivo: proporcionar aos alunos um espaço de reflexão partilhada sobre um problema filosófico atualmente debatido em todo o mundo e, em simultâneo, possibilitar-lhes um suporte complementar para trabalhos da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, do 10.º ano.

A moderação do debate foi entregue, após convite aberto aos discentes do ensino secundário, a cinco alunos da turma do 12.º C, que generosa e responsavelmente se voluntariaram para essa função. Dois professores de Filosofia supervisionaram e prestaram o apoio necessário.

Com o auditório cheio (cerca de duzentos alunos), assistiu-se, durante uma hora e meia, a uma discussão muito participada e viva. A par da apresentação de diferentes argumentos, foi patente a consciência, evidenciada pelos alunos, da pertinência deste debate mas também a consciência da sua complexidade e dificuldade.

Foi certamente um contributo positivo para o desenvolvimento de uma cultura de escola que compatibilize e relacione a aquisição de conhecimentos com o exercício do debate de ideias e de valores, da reflexão e da cidadania.