Realizou-se no dia 14 de março, pelas 20h10, no âmbito do Projeto “Promoção e Educação para a Saúde”, uma formação em suporte básico de vida direcionada aos nossos alunos do ensino noturno e dinamizada pelos enfermeiros Inês Duarte e Pedro Lopes,.

Esta formação teve como objetivos três pontos essencias:

§  identificar uma paragem cardiorrespiratória;

§  ativar os meios de socorro;

§  e iniciar manobras de SBV.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de praticar as manobras de SBV, sob a orientação dos enfermeiros.

Uma formação bastante importante, que pode determinar a sobrevivência da pessoa em paragem cardiorrespiratória!

Decorreu, no passado dia 21 de janeiro de 2018, mais uma visita de estudo direcionada para os cursos noturnos e organizada pela BE.

Desta vez, fomos às Caldas da Rainha, onde visitámos o Museu da Cerâmica e percorremos a Rota Bordaliana, sempre acompanhados pelas explicações dos guias. E ainda houve tempo para uma passagem rápida por Óbidos...

Mais uma vez, a ESA proporcionou a todos, professores, funcionários e alunos, momentos de aprendizagem a nível histórico e cultural, mas também de convívio e diversão! Já ansiamos pela próxima!

No âmbito das UFCD_2 de CLC e STC e também da educação para a cidadania ambiental, decorreu no dia 18 de janeiro, uma palestra intitulada “Planeta Azul – a nossa casa”, da responsabilidade do nosso colega  Rui Laureano, que, partindo da história da vida na Terra, tinha como objetivo sensibilizar os nossos alunos para a preservação do nosso planeta.

A par desta palestra, os formandos das turmas 2ESB e 2ESC organizaram uma exposição de cartazes intitulada “Ambiente: Factos e Números”, “Que Fazer” e outra de objetos reciclados a partir de materiais que já não usavam.

Numa iniciativa organizada pela nossa Biblioteca Escolar, enquadrada nas comemorações dos Direitos Humanos, os alunos do ensino noturno tiveram a oportunidade de ver o documentário intitulado “A história dos direitos humanos”, produzido por “United for the Human Rights”, e o filme «Debate pela Liberdade», sobre a luta através da educação de um grupo de jovens contra o racismo nos Estados Unidos, em pleno período de segregação racial, e que é baseado em factos reais.

No final,  o professor Mário Carneiro,  do Grupo de Filosofia, liderou o debate sobre as diversas temáticas abordadas no filme.

Porque a escola é muito mais do que conteúdos programáticos, a ESA continua empenhada em refletir em conjunto com os seus alunos temáticas que promovam uma cidadania ativa e uma sociedade inclusiva. 

De cabeça na lua e olhos nas estrelas – novembro 2017

Ontem, 30 de novembro de 2017, numa atividade organizada pela nossa BE, o nosso colega Rui Laureano ofereceu-nos mais uma sessão sobre os astros, que constou de duas partes:

- na primeira, vimos o documentário “As irmãs do sol”, que aborda os contributos científicos de várias astrónomas cujas descobertas permitiram ampliar o conhecimento sobre as estrelas;

- na segunda, observámos, com recurso ao telescópio, a constelação de Orion, as estrelas Betelgeuse, Rígel e Alnilam, a nebulosa de Orion, o enxame aberto das Plêiades e a lua.

Como sempre, foi uma atividade muito enriquecedora para todos, alunos e professores. O nosso grande agradecimento ao professor Rui Laureano por nos ter proporcionado mais uma oportunidade de aumentar o nosso conhecimento!

Momento musical protagonizado pela nossa ex-aluna Joana Monteiro na entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário aos alunos e formandos do ensino noturno (2016/2017).

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top