Visita de estudo à AMARSUL

No dia 23 de maio, os alunos das turmas 10.º A, acompanhados pelos professores Clarisse Sequeira, Maria José Monteiro (Projeto ECOESCOLAS) e Rui Laureano, visitaram as instalações da AMARSUL, no Seixal, no âmbito do da área de Cidadania e Desenvolvimento.

Esta visita teve como objetivos ver como a edilidade trata os resíduos no concelho, nomeadamente os processos de recolha, triagem e aproveitamento para produção de biogás, compostos agrícolas e reciclagem, e promover hábitos de reciclagem na ESA.

Dia Nacional da Agricultura na Escola 2019

No passado dia 22 de maio, os alunos envolvidos no “projeto estufa” participaram no Dia Nacional da Agricultura na Escola 2019.

Os alunos assistiram a uma palestra sobre laticínios e agricultura hidropónica, ministrada por um técnico da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que foi convidado a visitar a nossa pequena exploração agrícola.

Debate Filosófico: «Os animais não humanos também têm direitos?»

O Grupo de Filosofia promoveu, no passado dia 10 de maio, um debate filosófico a partir da pergunta: «Os animais não humanos também têm direitos?».

Presidiu a esta iniciativa um duplo objetivo: proporcionar aos alunos um espaço de reflexão partilhada sobre um problema filosófico atualmente debatido em todo o mundo e, em simultâneo, possibilitar-lhes um suporte complementar para trabalhos da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, do 10.º ano.

A moderação do debate foi entregue, após convite aberto aos discentes do ensino secundário, a cinco alunos da turma do 12.º C, que generosa e responsavelmente se voluntariaram para essa função. Dois professores de Filosofia supervisionaram e prestaram o apoio necessário.

Com o auditório cheio (cerca de duzentos alunos), assistiu-se, durante uma hora e meia, a uma discussão muito participada e viva. A par da apresentação de diferentes argumentos, foi patente a consciência, evidenciada pelos alunos, da pertinência deste debate mas também a consciência da sua complexidade e dificuldade.

Foi certamente um contributo positivo para o desenvolvimento de uma cultura de escola que compatibilize e relacione a aquisição de conhecimentos com o exercício do debate de ideias e de valores, da reflexão e da cidadania.

 

Assembleia Geral da Associação de Pais da ESA - 27/maio/2019

Terá lugar, no dia 27 de maio, pelas 18h45, no auditório da escola, uma Assembleia de Pais para aprovação dos estatutos da Associação de Pais (APEEAESA), bem como para dar a conhecer várias informações e discutir outros assuntos.

Apelamos à participação de todos os pais e encarregados de educação, quer sejam sócios ou não da Associação. Será uma boa oportunidade para discutirmos como correu o corrente ano letivo, já quase no seu final, e ideias de melhorias para o próximo ano letivo.

Obrigado a todos.

 

Carlos Galhano

Presidente da APEEESA

Cidadania e Desenvolvimento (7.º ano) - apresentação de trabalhos

Decorreu no passado dia 7 de maio, no auditório da ESA, a apresentação pública dos trabalhos realizados pelas três turmas do 7.º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do projeto Povos, Culturas e Pontes — Oficinas pela Paz e Cidadania Global. Trata-se de um projeto de parceria entre a Câmara municipal do Seixal, o CIDAC , a Fundação Gonçalo da Silveira e a Escola Secundária de Amora.

Num primeiro momento desta apresentação, intervieram o Diretor da nossa escola, a Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal e o Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Seguiu-se a projeção de um pequeno filme, composto de fotos e de vídeos relativos às sessões ocorridas durante o 2.º Período, que explicou e ilustrou os objetivos, as atividades desenvolvidas e os trabalhos realizados pelos alunos.

Após a projeção do filme, foi o momento de ser feita uma avaliação do projeto. Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos alunos de cada uma das turmas envolvidas — 7.º A, B e C. A avaliação prosseguiu com a intervenção das duas Professoras de Cidadania e Desenvolvimento, das instituições parceiras — CIDAC e Fundação Gonçalo da Silveira —, da Professora Bibliotecária e do Coordenador de Escola.

A pertinência e o valor pedagógico do projeto foi o ponto comum de todas as avaliações. A ligação entre conhecimentos e valores e a sua expressão nas atividades realizadas constituem o núcleo essencial da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do projeto levado a cabo.

Por decisão de todos os intervenientes, este projeto irá ter continuidade  e desenvolvimento no próximo ano letivo.

OFERTA FORMATIVA

2019/2020

Formulários de pré-inscrição:
  • Cursos Profissionais
  • Ensino Noturno

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top