Palestra da DECOJovem

No dia 17 de outubro, entre as 08H30 e as  10H00, numa iniciativa conjunta dos projetos Eco-escolas e PES, com a colaboração da BE, decorreu uma palestra da DECOJovem sobre a informação contida nos rótulos das embalagens alimentares.

O orador, o nutricionista João Corsa da DECO Jovem, explicou a importância de estarmos sempre “De olho no rótulo”, dos diversos produtos alimentares que consumimos.

Esta foi uma iniciativa conjunta do Eco-escolas e do PES (Projeto de Educação para a Saúde), com a colaboração da Biblioteca Escolar (BE).

Estiveram presentes 117 alunos de 5 turmas (9.º ano e 2TAS) e 9 professores.

PES - Projeto de Educação para a Saúde – ação de sensibilização

Decorreu no passado dia 10 de outubro, pelas 10H20, no nosso Auditório, uma ação de sensibilização para a importância de possuir um animal de estimação, da responsabilidade, dos cuidados de saúde e da adoção responsável. 

 

Esta atividade, organizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES) da ESA, com o apoio da nossa BE, foi dirigida às turmas do 7.º ano, e esteve a cargo da professora Helena Correia e da assistente operacional Paula Soares (voluntária do Canil Municipal).

PALESTRA “Os Novos Paradigmas do Turismo”

Decorreu no passado dia 12 de outubro, pelas 20H00, no nosso Auditório, uma palestra sobre o tema “Os novos paradigmas do turismo”, da responsabilidade do professor Jorge Pereira, que destacou:

  • diversos fatores para a recente atribuição a Portugal do prémio de “Melhor Destino Turístico da Europa”, como as caraterísticas climáticas do país, os recentes investimentos feito no setor a nível qualitativo, a promoção da Marca Portugal e a paz social e segurança, entre outros;
  • a aprovação da “Estratégia Turismo 27” que propõe um desenvolvimento sustentado do turismo, focado nas pessoas (população local, empresários do turismo e trabalhadores) e em ativos estratégicos (clima e luz, mar, história e cultura, gastronomia e vinhos, entre outros), com metas profundamente ambiciosas: alcançar 80 milhões de dormidas em 2027 e uma receita de 26 mil milhões de euros;
  • a mudança operada na atividade turística, acompanhando a evolução da sociedade e as emergentes necessidades da procura: a oferta turística está cada vez mais diversificada, para todos os gostos e com melhor qualidade.

Para concluir, o professor Jorge Pereira salientou a necessidade de melhorar todos os acessos e as infraestruturas; de criar, requalificar e promover os recursos turísticos; de formar e qualificar os recursos humanos, enfatizando a importância das escolas na concretização deste objetivo para um desenvolvimento sustentado desta atividade económica que tem contribuído para equilibrar a balança comercial e alavancar a economia nacional. 

A ESA participa no Projeto Amarsul Ecosound

A escola está a participar no Projeto Amarsul Ecosound. Esta iniciativa pretende promover hábitos de reciclagem nas Escolas de Ensino Secundário da Península de Setúbal, envolvendo todos os intervenientes no quotidiano do estabelecimento de ensino, colocando materiais recicláveis, vidro, plástico, metal e papel nos ecopontos dentro e fora da escola.

A Armasul lançou um concurso a 9 escolas do distrito que decorrerá entre 1 de novembro e 30 de abril. O vencedor será a escola que obtiver um volume maior de materiais recicláveis. Haverá prémios para a escola e para os alunos.

 

Vamos encher o ecoponto!

Lista Ordenada após Entrevista - Intérprete de LGP - 2017/2018

Pode consultar a lista ordenada após entrevista para a contratação de um intérprete de língua gestual portuguesa aqui.

Concurso Eco Sound da Amarsul - 2017/2018

No passado dia 4, decorreu na ESA uma sessão de esclarecimento sobre o Concurso Eco Sound da Amarsul, no qual a nossa escola está inscrita através do Projeto Eco-Escolas.

Estiveram presentes nesta sessão Bernardo Martins e Susana Siva, do Gabinete de Comunicação da Amarsul,  e Mónica Barbos, do Departamento do Ambiente e Salubridade da Câmara Municipal do Seixal. Os responsáveis na ESA pela implementação do concurso são a coordenadora do Eco-escolas, Maria José Monteiro, Clarisse Sequeira e a Biblioteca Escolar - parceira do Eco-escolas.

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - outubro/2017

Em outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Como habitualmente, cada escola pertencente à Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho do Seixal elaborou um cartaz evocativo da data. A cargo da Biblioteca Municipal ficou a recolha de todos e a partir deles a elaboração de um cartaz conjunto. O nosso é este!

ESCOLA INTERCULTURAL

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top