No âmbito das UFCD_2 de CLC e STC e também da educação para a cidadania ambiental, decorreu no dia 18 de janeiro, uma palestra intitulada “Planeta Azul – a nossa casa”, da responsabilidade do nosso colega  Rui Laureano, que, partindo da história da vida na Terra, tinha como objetivo sensibilizar os nossos alunos para a preservação do nosso planeta.

A par desta palestra, os formandos das turmas 2ESB e 2ESC organizaram uma exposição de cartazes intitulada “Ambiente: Factos e Números”, “Que Fazer” e outra de objetos reciclados a partir de materiais que já não usavam.

Numa iniciativa organizada pela nossa Biblioteca Escolar, enquadrada nas comemorações dos Direitos Humanos, os alunos do ensino noturno tiveram a oportunidade de ver o documentário intitulado “A história dos direitos humanos”, produzido por “United for the Human Rights”, e o filme «Debate pela Liberdade», sobre a luta através da educação de um grupo de jovens contra o racismo nos Estados Unidos, em pleno período de segregação racial, e que é baseado em factos reais.

No final,  o professor Mário Carneiro,  do Grupo de Filosofia, liderou o debate sobre as diversas temáticas abordadas no filme.

Porque a escola é muito mais do que conteúdos programáticos, a ESA continua empenhada em refletir em conjunto com os seus alunos temáticas que promovam uma cidadania ativa e uma sociedade inclusiva. 

De cabeça na lua e olhos nas estrelas – novembro 2017

Ontem, 30 de novembro de 2017, numa atividade organizada pela nossa BE, o nosso colega Rui Laureano ofereceu-nos mais uma sessão sobre os astros, que constou de duas partes:

- na primeira, vimos o documentário “As irmãs do sol”, que aborda os contributos científicos de várias astrónomas cujas descobertas permitiram ampliar o conhecimento sobre as estrelas;

- na segunda, observámos, com recurso ao telescópio, a constelação de Orion, as estrelas Betelgeuse, Rígel e Alnilam, a nebulosa de Orion, o enxame aberto das Plêiades e a lua.

Como sempre, foi uma atividade muito enriquecedora para todos, alunos e professores. O nosso grande agradecimento ao professor Rui Laureano por nos ter proporcionado mais uma oportunidade de aumentar o nosso conhecimento!

Momento musical protagonizado pela nossa ex-aluna Joana Monteiro na entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário aos alunos e formandos do ensino noturno (2016/2017).

Decorreu ontem, 29 de novembro de 2017, a sessão de entrega de diplomas de conclusão do ensino secundário aos alunos do ensino secundário recorrente, regime não presencial, e aos formandos dos cursos EFA.

A sessão foi presidida pela professora Margarida Correia, adjunta da Direção e responsável pelo ensino noturno, e apresentada pelos formandos Sandra Morgado, da turma 3AE, e Eduardo Calado, da turma 2ESB.

Os diplomas foram entregues pelos mediadores das turmas, ou por outros professores em sua substituição, e pela professora Margarida Correia.

Além da entrega dos diplomas, também tivemos dois momentos culturais, um com a leitura de um poema pelo formando Frederico Soares, da turma 2ESB, e outro protagonizado por uma nossa ex-aluna, Joana Monteiro, que nos brindou com a sua arte ao violino. A Joana trouxe consigo duas alunas suas, a nossa colega Gabriela Benavente e a Joana Perdigão, que, em conjunto, tocaram pequenos trechos musicais.

No final, a ESA ofereceu um cocktail aos laureados e respetivos familiares e amigos.

A todos a ESA deseja os maiores sucessos na sua vida futura, seja ela no mercado de trabalho ou no prosseguimento de estudos. A nossa porta está sempre aberta para virem matar saudades...

Decorreu ontem, dia 14 de dezembro de 2016, mais uma Festa de Natal dos Cursos Noturnos, apresentada pela nossa aluna da turma 2TAE, do regime diurno, Bárbara Silva.

Participaram na nossa festa:

  • o Coro da ESA, dinamizado pelo professor António Rodrigues;
  • as formandas Ana Filipa Silva (2ESB), Vanessa Rodrigues (1IS) e Virgínia Lira ( 1AS), que leram poemas de Natal;
  • as formandas da turma 2AE (Ana Santos; Ana Barbosa; Andreia Ferreira; Andreia Fialho; Edmizalda Conceição: Elisabete Manuel; Mª Helena Martins; Maria Manuela Cardoso; Sandra Morgado; Zenaida Rosa), que representaram a peça "O nosso presépio" e cantaram canções de Natal em inglês, sob a orientação das formadoras Adelaide Borges e Leonor Borges;
  • o formando Ezequias Santos, da turma 1ESA, que cantou duas canções do seu repertório.

Os nossos agradecimentos a todos pela sua disponibilidade e por nos proporcionarem momentos de diversão.

ESCOLA INTERCULTURAL

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top