Programa Dove Eu Confiante

 

Desenvolvimento da autoestima corporal em contexto escolar

2TC/TG

 

Dia de abertura das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

 

Foi no dia 1 de março que começaram as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na ESA

Entrada do pavilhão A: a arte, o engenho e a homenagem ao 25 de Abril do pessoal não docente da ESA.

 

Abertura (cursos diurnos): no palco, estudantes do 11.º A anunciam o início das Comemorações e explicam aos colegas o seu significado (as frases que os encimam também foram desenhadas e afixadas por membros do nosso pessoal não docente).

 

O Diretor da ESA partilha com as nossas alunas e os nossos alunos a relevância e o sentido de 50 anos de Liberdade.

Ler mais...

Visita do Presidente da CMS à UEE|UEAM

 

 

No dia 13 de Março, a convite do Departamento de Educação Especial da ESA, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal visitou a Unidade de Ensino Estruturado e Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência, com o objetivo de conhecer as boas práticas educativas presentes na nossa escola e a inclusão feita através de todos nós! Ao Sr. Presidente, Dr. Paulo Alexandre Silva, o nosso muito obrigado!

 

Participação Democrática dos Jovens

 

 

Realizou-se no dia 7 de março, no Auditório da ESA, o debate que integrou representantes das Juventudes de partidos com assento parlamentar.

O convite, endereçado a todas as forças partidárias com lugar na Assembleia da República, só foi respondido por cinco partidos, dentro dos prazos estabelecidos pelos jovens organizadores. A atividade implicou uma organização cuidada por se realizar numa escola secundária, motivo pelo qual só foram convidadas 5 turmas do 12º ano.

Todos os alunos e alunas envolvidas na preparação e execução deste projeto, assim como a Associação de Estudantes estão de parabéns quer pela sua preparação quer pela sua execução.

O Debate foi excelente, com uma dinâmica e organização muito responsável.

Os alunos que assistiram tiveram um comportamento exemplar.

Todos saíram vencedores, porque contribuíram para uma Escola viva, participativa, democrática, construtiva e com futuro.

Os nossos convidados elogiaram a iniciativa e consideraram o resultado final excelente.

 

Jogos Florais - ESA 23/24

 

1ª Fase - Concurso Literário

É com enorme alegria e orgulho que o Projeto ProCultur'Arte e a Biblioteca Escolar anunciam publicamente os alunos vencedores da 1ª Fase do Concurso, na modalidade de Poesia, subordinada ao tema: Liberdade.

1.º Lugar - Ensino Secundário
«O que é a Liberdade?»
Autora: Constança Frazão - 10º A

2.º Lugar - Ensino Secundário
«Aprisionada a ti»
Autora: Madalena Lopes - 12º D

1.º Lugar - Ensino Básico
«Liberdade»
Autora: Diana Guerreiro - 7º D

...

A 2ª fase já começou! Consulta as condições para participares no CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO.

 

Concerto de música de câmara pelo Quinteto de Sopros "Ventos do Seixal"

 

Os alunos dos cursos noturnos, assim como alguns assistentes e professores da ESA, tiveram o prazer de assistir a um excelente concerto de música de Câmara, no dia 5 de março às 20.15h, no Auditório da nossa escola.

O espetáculo foi comentado pelo próprio maestro António Saiote que contextualizou as composições do reportório do grupo, contando histórias a elas associadas.

O quinteto de sopros Ventos do Seixal é uma formação que reúne António Saiote, no clarinete, Cristina Ánchel, na flauta, Luís Vieira, na trompa, Pedro Ribeiro, no oboé e Vera Dias, no fagote.

Em parceria com o Centro Qualifica e o Projeto Cultural de Escola, esta atuação aconteceu na sequência do novo Ventos do Seixal, projeto que a Câmara Municipal do nosso concelho iniciou este ano com o Maestro António Saiote, e que prevê a realização de concertos, em espaços não convencionais, de forma a chegarem a um público menos habituado a este género musical.

A música de câmara, como o próprio nome indica, é um estilo que permite uma redução nas dimensões da música orquestral para ambientes mais íntimos e fechados.

 

Visita de estudo a Mafra

 

Os alunos do 11º D, E e F foram em visita de estudo a Mafra no dia 4 de março. De manhã no âmbito da disciplina de História A visitaram o Palácio/Convento e a Basílica de Mafra para relacionar o Barroco com a lógica do poder absolutista e para valorizar o património nacional. De tarde visitaram a malha urbana para analisar padrões de distribuição espacial das áreas funcionais e para compreender a evolução da organização interna da cidade. É de destacar o excelente comportamento dos alunos.