
Escola Secundária de Amora
XIX Jornadas Pedagógico-Didáticas da Filosofia
Neste evento, que decorreu entre 11 e 14 de julho, foram analisados e debatidos os seguintes temas:
- Potencialidades e dificuldades da formulação de problemas filosóficos a partir de recursos didáticos como vídeos, textos, filmes e encenações;
- Relevância de estratégias pedagógicas capazes de situar o aluno na perspectiva da alteridade;
- Pertinência da valorização da disponibilidade da natureza humana para a interrogação, desde a segunda infância, no quadro do pensamento livre, enquanto propedêutica para o exercício do filosofar;
- Pertinência do ensaio filosófico como estratégia de desenvolvimento de competências filosóficas fundamentais: problematização, análise, explicação argumentação;
- Virtualidades e dificuldades da avaliação da oralidade formal e da informal;
- Relevância da intersubjetividade como processo de desenvolvimento da objectividade avaliativa.
Mais uma vez, a partilha aberta e a investigação colaborativa de experiências e de reflexões pedagógico-didáticas inerentes ao ensino da Filosofia foram levadas a cabo por todos os professores participantes.

"EXPEDIÇÃO EPIS 2017: Planeta Terra" - de 3 a 8 de julho de 2017
A Expedição EPIS, que premeia todos os anos os jovens com melhores resultados dos seus programas de recuperação escolar, terá como tema a sustentabilidade ambiental.
Com o lema "Planeta Terra", o roteiro pelo mundo de empresas que apostam na proteção do meio ambiente (ver programa em anexo) levará 50 alunos de escolas públicas, com idades entre os 15 e os 17 anos, a ter o primeiro contacto com o mundo profissional.
Os jovens terão oportunidade de visitar a fábrica da BA Glass Portugal na Amadora, o Centro Ciência Viva de Constância, a ETA da Asseiceira (EPAL), a Central Hidroelétrica de Castelo de Bode (EDP), a Fundação Calouste Gulbenkian, o MAAT (Fundação EDP), as instalações da Navigator e da Polymer, em Setúbal, e as instalações da Repsol e da REN, em Sines.
Os alunos terão ainda acesso a outras iniciativas, nomeadamente, um passeio de barco pelo Rio Sado, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, visita e jantar na Pousada de Palmela, com o apoio do Grupo Pestana, e almoço na Sede da Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Grupo Trivalor. O grupo de alunos ficará instalado na Escola Naval, no Alfeite, em Almada.
A Expedição EPIS será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Associado de Honra da EPIS, no Palácio de Belém, na quinta-feira, 6 de julho. Num almoço, os jovens irão partilhar com o Presidente uma experiência única e o conhecimento adquirido sobre sustentabilidade ambiental.
No dia seguinte, 7 de julho, o grupo terá ainda a oportunidade de visitar o Presidente Aníbal Cavaco Silva, Associado de Honra da EPIS, no Gabinete do Sacramento.
O aluno da ESA seleccionado do 9.ºAno regular e que irá participar nesta aventura é o Estéfano Oliveira do 9.º C. Parabéns !!!
Quem quiser, pode acompanhar a semana destes jovens em:
https://www.facebook.com/epis.empresariospelainclusaosocial

Iniciativa solidária «Vamos ajudar a Maura»

Já foi entregue ao feliz contemplado o prémio da rifa vencedora da iniciativa solidária «Vamos ajudar a Maura».
Aqui está ele com a serigrafia de Albino Moura «Menina no jardim da Amora».
Matrizes dos Exames do Regime Não Presencial do Ensino Secundário Recorrente - época de junho/2017
Pode consultar aqui as matrizes dos exames da época de junho/2017 do regime não presencial do ensino secundário recorrente.
ESA DE LUTO

É com grande pesar que informamos que faleceu hoje, dia 28 de junho, a nossa colega Virgínia Barradas, professora da área de secretariado que, durante anos, nos contagiou com a sua alegria e boa disposição.
Os nossos sentidos pêsames à família.
Apresentação Oficial da Banda da ESA
No dia 6 de junho de 2017, pelas 09H45, a Banda da ESA fez a sua apresentação oficial com uma breve demonstração.
Recordamos que a Banda da ESA foi a proposta escolhida pelos alunos da escola, no âmbito do Projeto "Participar, Debater, Realizar – Orçamento Participativo 2017".
Que este tenha sido o primeiro de muitos concertos com que nos irão brindar no futuro!



