Corta-Mato Escolar 2018/2019

Realizou-se, no passado dia 7 de novembro, o tradicional Corta-mato Escolar da Escola Secundária da Amora, no Parque do Serrado, concelho do Seixal, no qual participaram cerca de setenta atletas.

A atividade contou com os seguintes apoios: Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia da Amora (apoio técnico, cedência do espaço, som e medalhas para todos os escalões); e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amora.

A atividade decorreu conforme o planeado, prevalecendo o espírito desportivo, boa disposição e companheirismo entre todos os participantes.

As classificações podem ser consultadas aqui.

Halloween

Comemoração do Halloween pela turma 2TAI.

A ESA “TREMEU”

Foram várias as turmas da ESA que participaram no exercício nacional “A TERRA TREME”, realizado ontem, 5 de novembro, pelas 11h05, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil,  que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Com a duração de apenas 1 minuto, os alunos tiveram apenas de  executar os 3 gestos que os podem salvar: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian

No dia 25 de outubro, os alunos do 10.º ano de História da Cultura e das Artes realizaram uma visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian, para participarem nas oficinas de estudo «Olhar, Ver e Interpretar» e »Isto é Arte?!».

Pretendia-se promover o contacto com as obras de arte de diferentes épocas num contexto de museu.

Palestra / colóquio sobre a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial

Realizou-se  no passado dia 15 de outubro,  no nosso auditório, uma palestra / colóquio sobre a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial com Isabel Pestana Marques - especialista em História Contemporânea.

Esta atividade foi orientada para os alunos dos 12.º anos de História A.

Dia Global da Dignidade - 23-25 outubro 2018

O Dia Global da Dignidade foi assinalado na nossa escola com a realização de três debates levados a cabo nos dia 23 e 25 de outubro, pelo Grupo Disciplinar de Filosofia. No primeiro destes dias, participaram, nas sessões da manhã e da tarde, duzentos e oitenta alunos do ensino secundário diurno e, no último dia, na sessão dirigida ao ensino noturno, cerca de cento e vinte alunos.

O ponto de partida destes momentos de reflexão partilhada foi a pergunta «Que é a Dignidade?», integrando-a no âmbito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano cumpre o seu 70.º aniversário.

Na busca de uma resposta à pergunta formulada, foram percorridos problemas como a violência doméstica, o assédio moral nas escolas, o racismo, a xenofobia e os refugiados de guerra. Foi neste contexto que surgiu, como elemento transversal a estas situações, o desrespeito pelo ser humano, mais especificamente a falta de consideração pela pessoa humana e pelo seu valor intrínseco, isto é, pelo núcleo configurador da nossa dignidade.

Foram muitas e diversificadas as intervenções dos participantes, algumas delas apresentando testemunhos pessoais de situações vividas ou conhecidas. Ficou bem evidenciada a importância de que o tema se reveste para os alunos, tendo sido feito, por vários deles, o apelo para que o respeito pela dignidade esteja presente em todos os nossos comportamentos quotidianos.

Encerramento da ESA por motivo de greve - 2.º turno

Informa-se que a Escola Secundária de Amora se mantém encerrada até ao final do dia.

Formulários de pré-inscrição:
  • Cursos Profissionais
  • Ensino Noturno

visita virtual à ESA

Equivalência à freq.

Login

Scroll to top